Adult Education in Florianopolis - FEJAFLORIPA
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23/12/2011

Boas Festas e um 2012 muito melhor

Olá a todas e a todos

Não foi um ano fácil para a EJA da rede municipal de Florianópolis e quase se tornou num total retrocesso. Para a EJA estadual no município a mudança da gestão do CEJA de Florianópolis representou poucos avanços no sentido de desburocratizar e mesmo automatizar a oferta de cursos de EJA de ensino médio. Alguns avanços no relacionamento com o IF-SC campus Coqueiros e Centro de Florianópolis mas nos parece que o tipo de oferta para os sujeitos da EJA continua de formação para o trabalho simples e subalterno além de ainda muito tímida a oferta de novas matrículas.

Nosso Fórum Municipal que procurou atuar no sentido de propor avanços nas contratações em carater permanente e de realizar encontros formativos terminou por centrar seus esforços para evitar a perda do regime de 30 horas e a implantação de um plano de curso de forma anti-democrática com base em princípios fragmentários e conteúdos escolares mínimos e infantis. Enfim, em vez de avançarmos no sentido de nos aperfeiçoar, ficou a sensação e a constatação de que retrocedemos um pouco em relação ao que já se havia conquistado. Fica registrado a consolidação de um efetivo apoio do Sintrasem às causas da EJA e a demonstração de posicionamento e enfrentamento coletivo dos professores da EJA de Florianópolis.

Para 2012, espera-se, e iremos trabalhar para, que alcancemos a realização de concurso público, a efetiva atuação do Fórum Estadual nas contendas políticas e principalmente para que mais e mais a EJA seja reconhecida e tratada como Educação Continuada desvinculada dos conceitos e ditames do Ensino Fundamental e Médio.

A todos e a todas ótimos momentos e reflexões neste final de ano e início de um novo, esperando que possamos estar cada vez mais juntos, atuantes e consequentemente mais fortes e mais visíveis.


Tudo de ótimo!
               
José Manoel Cruz Pereira Nunes
Presidente do Fórum da Educação de Jovens e Adultos de Florianópolis - FEJAFLORIPA

BLOG: http://www.nucleosejafloripa.blogspot.com/
HOMEPAGE: http://fejafloripa.org.br/
ENTREVISTA: TV Floripa - http://www.youtube.com/watch?v=e2fzkjRI8QE
ABAIXO-ASSINADO: Concurso na EJA - JÁ : http://www.peticaopublica.com.br/?pi=EJA2011

13/12/2011

Embrião da Revista Eletrônica

Pessoal, e se montarmos uma revista eletrônica no site do FEJA?


Seria um embrião da revista anual ou semestral com  ISBN-ISSN
que poderia publicar uma seleção dos melhores artigos ou ainda
fazer chamada para artigos inéditos.


Pensei em algo como o site da Anda http://www.anda.jor.br/


De um lado algumas notícias, fotos e um vídeo e, na coluna da direita (ou esquerda) os
colunistas (nome da coluna, fotinho da pessoa)...

Lembrando que seria um trabalho voluntário, de amor à causa e busca do autoconhecimento
e outras conexões... E um exercício de criatividade, inovação e disciplina.

Cada colunista mensalmente ou na periodicidade na qual melhor produzisse, vertendo sobre
suas ideias, vivências, leituras, percepções, histórias, recordações, reflexões, quem sabe
uma coluna sobre vídeos feitos pelos alunos, fotografias, artes, movimentos...


Penso que temos um potencial coletivo humano muiiiito grande entre nossos amigxs/professorxs.
Um conteúdo riquíssimo por estar distribuído em diversas áreas do conhecimento e em 
contato com adolescentes, jovens, adultos e idosos!


Se vc gostar da ideia, manifeste-se! 


Um 2012 cheio de sonhos e realizações coletivas.

Grande abraço,
Rodrigo

Balanço de final de ano do FEJAFLORIPA

Olá a todos e a todas.

2011 é o segundo ano de atuação do FEJAFLORIPA.

Não tem sido um ano fácil para ninguém e espera-se para 2012 um outro ano bem difícil para a EJA da rede municipal de Florianópolis e para a EJA como um todo. A mentalidade de retrocesso histórico e de EJA como complemento e suplemento de escolarização básica está ainda muito fortemente impregnada na mente de gestores, educadores, educandos e da população como um todo. A visão economicista tacanha dos gestores em geral é um fato e se torna outro forte entrave para um trabalho que atenda as múltiplas necessidades dos sujeitos da EJA.


Registra-se a seguir algumas das realizações neste ano e das principais pendências para 2012:

1) O FEJAFLORIPA foi registrado em cartório e no CNPJ como associação sem fins lucrativos e de defesa de direitos civis. Foi criado um site - fejafloripa.org.br. O grupo de email tem 300 associados.
2) Acionamos o Conselho Regional de Educação Física - CREF-SC para que houvesse contratação de professor de Educação Física na EJA. Desta pressão conseguiu-se que a SME acenasse com a contratação deste profissional. Resta a vigilância para que isto de fato ocorra e que o profissional não venha "tampar buracos" como pretenderam inicialmente.
3) Acionamos a CEJA de Florianópolis para que as aberturas de turmas fossem automáticas e desburocratizadas. Esta ação em parte foi alcançada mas muito chão se tem que se percorrer para que isto venha se tornar política pública de estado (e de município). As necessidades para as matrículas continuam enormes.
4) Por intermédio do vereador Badeko, o FEJAFLORIPA conseguiu a aprovação da legislação que instituiu o Dia Municipal da alfabetização e da EJA em Florianópolis. Como esta lei foi sancionada muito em cima da data em 2011, coloca-se como objetivo para 2012, organizar-se um grande evento para dar visibilidade todas as necessidades da EJA como um todo. Ou seja, reunindo estudantes e professores das três esferas, federal, estudual e municipal além da população em geral.
5) Organizamos abaixo-assinado online para concurso público para a EJA, que foi encaminhado ao Secretário Municipal de Educação de Florianópolis. A luta, neste caso, continua forte e não se pode aceitar que se continue a trabalhar com tamanha provisoriedade e temporariedade na EJA de Florianópolis e do Estado de Santa Catarina. Precisamos nos juntar, no início de 2012, ao movimento do SINTRASEM para que os itens de nossa data-base sejam conquistados. Fica como pendência para o ano que vem continuar nesta luta pelo concurso público.
6) Realizamos a nossa I FESTEJA, com a participação de muitos professores, coordenadores e de alguns estudantes. Porém, em função do clima de discórdia e retrocesso que se instalou através dos gestores e assessores da EJA de Florianópolis não conseguimos mais agenda para uma II FESTEJA. Para 2012, procuraremos organizar uma logo no início do ano para trazer os novos companheiros para o bom convívio das lutas na EJA.
7) Participação ativa no processo que freiou a tentativa de reformar condições de trabalho na EJA de Florianópolis e de implantar guela abaixo um Plano de Curso gestado nos bastidores do poder municipal sob um capa invisível e forçada de democracia. Articulou-se a diversos professores e ao SINTRASEM para que uma carta aberta saisse em uma das assembléias, para que se tornasse item das reivindicações da data-base, culminando com a participação consciente e fundamental do SINTRASEM na organização do movimento de repúdio com os professores às reformas estruturais-pedagógicas. Para 2012, continua a vigilância em relação às tentativas de reformas para que, se houverem, transcorram com o acordo esclarecido da maioria dos educadores e educandos.
8) Participação ativa em diversos espaços como os Fóruns Nacional e Estadual de Santa Catarina, Agenda Territorial, IF-SC, na coordenalção executiva do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Técnológica.
9) Se solicitou audiência com o Conselho Municipal de Educação de Florianópolis sobre a Resolução da EJA mas até agora só nos devolveam promessas de encontro. A última informação foi a de que estamos na dependência do grupo interno do Ensino Fundamental. Fica como pendência para o ano que vem realizar esta reuinião.
10) Fica ainda como pendência para o ano que vem pressionar para a EJA de Florianópolis retornar para a diretoria de Educação Continuada saindo do controle inapropriado da diretoria do Ensino Fundamental e de suas diretrizes educacionais dirigidas historicamente à crianças.
11) Internamente, ficam as pendências de se organizar um Seminário Municipal de EJA e uma revista eletrônica com ISBN-ISSN, além de promover formas de angariar fundos para as nossas lutas independentemente de apoio de governos.

Enfim, ficou bem marcado que existe sim uma forte causa que nos une e que em função dela estamos dispostos a empregar nossos tão preciosos e escassos tempos de vida.

VIDA ETERNA AO FEJAFLORIPA!

11/12/2011

Aos professores e gestores da EJA.

Aos professores e gestores da EJA de Florianópolis.

Os que se fizeram presentes na reunião de terça-feira 06/12/11 no auditório do CEC na Ferreira Lima, perceberam uma postura mais aberta e democrática com maior enfase no diálogo propositivo e consultivo ao mesmo tempo elucidativo sobre as propostas de mudanças para a EJA em 2012 tendo em pauta o retrospecto da funcionalidade da EJA nos anos precedentes. Convém evidenciar que este encontro com o executivo representado pelo Diretor do Departamento de Educação Fundamental e pelo Chefe do DEJA , foi fruto também da iniciativa do FEJAFLORIPA em buscar a representatividade do SINDICATO aliada ao movimento natural de discordância por parte dos profissionais da EJA sobre o modo e conteúdo das proposições encaminhadas pelo executivo.
Reconhecemos a importância que teve a abertura por parte da diretoria do SINDICATO em ouvir-nos com atenção merecida e consequente entendimento das nossas solicitudes para os desdobramentos subsequentes como as audiências com o secretário, o item de pauta aprovado em assembléia e a reunião no CEC com a aceitação da proposta quase por unanimidade pelos profissionais da EJA alçando a categoria em pé de igualdade ao plano das categorias que incorporam os diversos segmentos dos trabalhadores e serviços atendidos pela Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Não podemos porém nos acomodarmos nem tão pouco entendermos somente como obtenção de ganho a análise primeira sobre a proposta hora examinada pois como bem colocado por um dos profissionais presentes o que conseguimos foi o freamento de mudanças mais intempestivas e desmanteladoras da atual política vigente da EJA construída nos últimos 12 anos. Vencida uma etapa de relativa turbulência em que as bases do diálogo encontram novamente espaço para os debates, avanços e encaminhamentos, conclamamos agora principalmente os coordenadores dos núcleos a explicitarem com maior liberdade e determinação as suas convicções e opiniões agindo da mesma forma em seus núcleos com suas equipes de professores para buscarmos e ampliarmos os pontos positivos na proposição do plano de curso bem como o melhor entendimento e encaminhamento possível no que diz respeito aos trabalhos e envolvimentos com as escolas básicas nas quais os núcleos estarão vinculados.
A resolução 02/2010 indica os PPPs dos núcleos que pode ser um instrumento para fortalecer ações e reforçar a autonomia para o planejamento do trabalho metodológico.
Convidamos todos os profissionais para em 2012 participem das reuniões e das festas do FEJAFLORIPA como nosso espaço democrático de construção de caminhos e alternativas para as problemáticas da EJA e de intercâmbio de idéias e práticas com os demais núcleos.

Como fica a EJA segundo a proposta:
8 núcleos com com 8 professores cada de 30 horas, 1º segmento com 20 h. Possibilidade de mais dois núcleos condicionado ao número de alunos em locais de difícil mobilidade. Merendeiras das 17:00 às 19:00.

Devemos lembrar que as matrículas estão abertas para EJA também nos turnos matutino e vespertino e educandos presentes nesses turnos devem ser incluídos na proposta e previsão de merendeiras, além de outros direitos.
--

At,
Diretoria Executiva do FEJAFLORIPA.

02/12/2011

E as notas, para que servem?

Do email de Moacir Zanin: moacirzanin@terra.com.brLink

VOU PEGAR CARONA NESTE TEU EMAIL RODRIGO PARA DIZER QUE HOJE ASSISTIMOS NO NÚCLEO A APRESENTAÇÃO DE UMA PESQUISA EM QUE A PERGUNTA ERA: "EDUCAÇÃO NO BRASIL, COMO MUDAR A REALIDADE PRESENTE?"
PARA ABERTURA DA APRESENTAÇÃO OS ALUNOS EDITARAM UM VÍDEO MOSTRANDO O FAMOSO DISCURSO DA PROFESSORA AMANDA GURGEL, SEGUIU-SE UMA REPORTAGEM SOBRE A EDUCAÇÃO NA CORÉIA DO SUL DISCORRENDO SOBRE A APLICAÇÃO DE PERCENTUAIS DO PIB E DA MÁXIMA PRIORIDADE DE COMO ELA É TRATADA NAQUELE PAÍS, NÃO PARA SER COPIADA E ASSIM TALVEZ ADAPTADA A NOSSA REALIDADE QUE EM SEGUIDA FOI APRESENTADA NO VÍDEO PELA REGIÃO PRÓXIMA AO PORTO DE SUAPE. DEPOIS IMAGENS DAS NOSSAS ESCOLAS E DO CONGRESSO NACIONAL COM O ROMÁRIO, TIRIRICA ,SARNEY, ETC... AO SOM DA MÚSICA QUE PAÍS É ESTE, E POR FIM UMA FALA DE LUÍS CARLOS PRATES CRITICANDO A MEDALHA DADA A RONALDINHO GAÚCHO PELA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS POR SERVIÇOS PRESTADOS À NAÇÃO. ADMITIU O GRUPO NESTES DOIS ÚLTIMOS TÓPICOS O INTUITO DA PROVOCAÇÃO AO DEBATE, QUE POR SINAL FOI LONGO E PROVEITOSO ADENTRANDO AO TEMPO PREVISTO PARA O INTERVALO SEM CONTESTAÇÕES DOS PRESENTES.

EM MEIO ÀS PERGUNTAS DIRECIONEI A SEGUINTE INDAGAÇÃO À ALUNA DO GRUPO QUE HAVIA A 6 ANOS COMPLETADO A 7ª SÉRIE.
" DE QUE VOCÊ LEMBRA SOBRE O QUE ESTUDOU EM SUA 7ª SÉRIE? APÓS PEQUENA PAUSA RESPONDEU, NÃO LEMBRO NADA PROFESSOR. PERGUNTEI-LHE ENTÃO EM QUANTO TEMPO ACHARIA QUE ESQUECERIA O QUE APRENDEU COM ESTA PESQUISA, SE EM MAIS OU EM MENOS QUE 6 ANOS AO QUE ELA RESPONDE COM MUITA PROPRIEDADE, EU NUNCA VOU ESQUECER.


QUEM SE HABILITA A DAR NOTAS PARA ESTES ALUNOS?
UMA BOA NOITE. MOACIR.

Reunião com o Secretário de Educação de Florianópolis

Do email postado por Moacir Zanin:

A nova audiência está agendada PARA HOJE, 02/05/11 às 15h:30 no gabinete do secretário mas nos reuniremos às 14h no Museu Catarinense, antiga FAED no Centro de Florianópolis sala 5, junto ao Sindicato e Fórum. Todos estão convidados a participar.


Tivemos na sexta-feira 25/11 uma reunião entre: O secretário Rodolfo, Pedro, Andersom e os menbros do sindicato Rosângela e Alex e os professores da EJA, Moacir, Marilúcia e Humberto. No tempo das 11:00 ao 12:00 ouvimos nos primeiros 20 minutos a fala do Pedro fazendo uma retrospectiva da EJA desde 2000. Nos 40 minutos finais em que falaríamos o secretário se fez ausente pela necessidade constante de atender telefonemas. Portanto foi sugerido uma nova reunião da qual estávamos aguardando confirmação da data.
Na ausência do secretário obtivemos a confirmação das seguintes mudanças para 2012:

*Redução da carga horária dos professores com reuniões às sextas-feiras a noite ficando os alunos com Inglês e Educação física neste momento, ou seja, estes professores não participarão das reuniões e para os que trabalham em três ou mais núcleos como não poderão estar em dois ou três lugares ao mesmo tempo terão no mínimo uma reunião mensal onde todos se encontrarão.

* Os diretores das escolas aos quais os núcleos estarão vinculados farão o controle de frequência dos professores e do coordenador pois nesta visão o núcleo de EJA pertencerá à escola e os alunos serão certificados pela direção da escola. Ainda com este raciocínio poderá um professor do ensino fundamental completar sua carga horária no período noturno na EJA.

* Os diretores escolares e coordenadores receberão gratificação por serviços relevantes.

* Confirmou alguns nomes de coordenadores de núcleos e de assessores para trabalhar todas as tardes na secretaria e visitas aos núcleos no período noturno.


Importante colocar algumas falas que não foram sobre mudanças , mas são pontos de vista que possuem:

- Há um pequeno grupo contrário às mudanças que inibem a maioria que é favor das mudanças a falarem, mais especificamente entre os coordenadores.
_ Há um grupo pequeno querendo manter privilégios.

- Se é só para certificarmos podemos fazê-lo sem professores e trabalho escolar.
-Que os alunos possuem direito a equidade de conteúdos para poderem fazer um vestibular.

- O plano de curso para 2012 está sendo discutido democraticamente.

A nova audiência está agendada para hoje 02/05/11 às 15h:30 no gabinete do secretário mas nos reuniremos às 15h no Museu Catarinense, antiga FAED no Centro de Florianópolis sala 5, junto ao Sindicato e Fórum.
Todos estão convidados a participar.
Em função da atividade noturna no Silveira de Souza fica mais prático a destinação de colegas dos núcleos a esta reunião.
Até lá.

Método de ensino eficaz, segundo Feynman

De email encaminhado por Rodrigo - rodrigoec@gmail.com

O método de ensino eficaz, segundo Feynman, deveria formar indivíduos curiosos. O objetivo final de uma aula teria de ser formar futuros pesquisadores, e não decoradores da matéria.





Estimulando a curiosidade

Durante a estada de Richard Feynman no Brasil - um dos poucos ganhadores do Prêmio Nobel que o
Brasil pôde conhecer de perto -, os alunos pediram a ele que desse uma aula sobre nossos métodos de ensino na área da física. Feynman pegou cinco ou seis livros de física adotados pelo MEC naquela época e um mês depois disse que só daria aquela aula no último dia de sua permanência no país.

No dia fatídico, dezenas de professores de física se reuniram para ouvir sua palestra. Essa história é contada por ele no livro Deve Ser Brincadeira, Sr. Feynman.

Começou assim a palestra: "Triboluminescência, diz no livro de vocês, é a propriedade que certas substâncias possuem de emitir luz sob atrito". E mostrou como nossos livros apresentavam a matéria pronta, incentivavam a decoreba, eram essencialmente chatos e confusos. Isso foi escrito há trinta anos, mas, pelas queixas dos alunos, nossos livros de física não melhoraram tanto quanto deveriam.

Segundo Feynman, um livro americano abordaria a questão de forma um pouco diferente. "Pegue um torrão de açúcar e coloque-o no congelador. Acorde às 3 da manhã, vá até a cozinha e abra o congelador. Amasse o torrão de açúcar com um alicate e você verá um clarão azul. Isso se chama triboluminescência."

Não sei se ficou clara a diferença que Feynman tentava demonstrar, nem sei se os livros didáticos americanos continuam os mesmos, mas basicamente nossos métodos de ensino apresentam muita informação e teoria em vez de despertar a curiosidade.

Criamos alunos tão bem informados que no Brasil inteligência virou sinônimo de erudição. Inteligente é quem sabe muito, quem repete as teorias e conclusões dos outros. Um dia ele poderá até ter opinião própria, mas será difícil se ninguém estimular sua curiosidade.

Sem dúvida, toda sociedade precisa de pessoas eruditas, aquelas que sabem os caminhos que já foram percorridos. Erudição não mostra necessariamente inteligência, mas demonstra que a pessoa tem boa memória.

No mundo moderno, em constante mutação, inteligência quer dizer outra coisa. Significa enxergar o que os outros (ainda) não vêem. Isso é próprio de pessoas criativas, pesquisadoras, curiosas, exploradoras, que encontram soluções para os novos problemas que temos de enfrentar.

O método de ensino eficaz, segundo Feynman, deveria formar indivíduos curiosos. O objetivo final de uma aula teria de ser formar futuros pesquisadores, e não decoradores da matéria. O que mais o espantou é que nosso ensino de física e química é muito superior ao americano, algo que todo brasileiro já sabe. Mesmo assim, notou Feynman, o Brasil produz menos físicos e químicos que os Estados Unidos.

A hipótese que ele levanta é o método de ensino. Damos muita teoria e informação, mas ensinamos pouco como usar as informações aprendidas. Por sua vez, os americanos sabem e aprendem muito menos teoria, mas devotam mais tempo aprendendo como usar a informação apresentada, sob todos os ângulos.

Suspeito que essa seja a razão de nosso péssimo desempenho nos testes internacionais administrados pelo Programa Internacional de Avaliação Estudantil (Pisa), em que o Brasil aparece nas últimas colocações, inclusive em física. Os testes do Pisa enfatizam mais o uso da informação do que a lembrança da informação em si, algo em que o aluno brasileiro se destaca.

O certo seria, talvez, escrever livros "didáticos" menos didáticos e mais motivadores, que estimulassem a curiosidade e fossem mais relacionados com a vida futura de nossos alunos. Alguns dos livros que avaliei mal estimulam o aluno a virar a página para o próximo tópico, muito menos poderiam seduzi-lo a se dedicar ao assunto o resto da vida.

Vamos fazer um simples teste entre 1 000 alunos e descobrir quantos jogaram fora seus livros didáticos após a formatura e quantos os guardaram como o primeiro volume de uma grande biblioteca sobre o assunto. Isso nos diria quais os livros didáticos que de fato estimularam nossa curiosidade, o objetivo principal do ensino moderno.

Stephen Kanitz é administrador por Harvard (www.kanitz.com.br)

Revista Veja, Editora Abril, edição 1826, ano 36, nº 43 de 29 de outubro de 2003, página 20