Adult Education in Florianopolis - FEJAFLORIPA
Homepage do Fórum: http://fejafloripa.org.br
Email do grupo de discussão: ejafloripa@googlegroups.com
Email da Diretoria do FEJAFLORIPA:fejafloripa@fejafloripa.org.br

13/12/2011

Balanço de final de ano do FEJAFLORIPA

Olá a todos e a todas.

2011 é o segundo ano de atuação do FEJAFLORIPA.

Não tem sido um ano fácil para ninguém e espera-se para 2012 um outro ano bem difícil para a EJA da rede municipal de Florianópolis e para a EJA como um todo. A mentalidade de retrocesso histórico e de EJA como complemento e suplemento de escolarização básica está ainda muito fortemente impregnada na mente de gestores, educadores, educandos e da população como um todo. A visão economicista tacanha dos gestores em geral é um fato e se torna outro forte entrave para um trabalho que atenda as múltiplas necessidades dos sujeitos da EJA.


Registra-se a seguir algumas das realizações neste ano e das principais pendências para 2012:

1) O FEJAFLORIPA foi registrado em cartório e no CNPJ como associação sem fins lucrativos e de defesa de direitos civis. Foi criado um site - fejafloripa.org.br. O grupo de email tem 300 associados.
2) Acionamos o Conselho Regional de Educação Física - CREF-SC para que houvesse contratação de professor de Educação Física na EJA. Desta pressão conseguiu-se que a SME acenasse com a contratação deste profissional. Resta a vigilância para que isto de fato ocorra e que o profissional não venha "tampar buracos" como pretenderam inicialmente.
3) Acionamos a CEJA de Florianópolis para que as aberturas de turmas fossem automáticas e desburocratizadas. Esta ação em parte foi alcançada mas muito chão se tem que se percorrer para que isto venha se tornar política pública de estado (e de município). As necessidades para as matrículas continuam enormes.
4) Por intermédio do vereador Badeko, o FEJAFLORIPA conseguiu a aprovação da legislação que instituiu o Dia Municipal da alfabetização e da EJA em Florianópolis. Como esta lei foi sancionada muito em cima da data em 2011, coloca-se como objetivo para 2012, organizar-se um grande evento para dar visibilidade todas as necessidades da EJA como um todo. Ou seja, reunindo estudantes e professores das três esferas, federal, estudual e municipal além da população em geral.
5) Organizamos abaixo-assinado online para concurso público para a EJA, que foi encaminhado ao Secretário Municipal de Educação de Florianópolis. A luta, neste caso, continua forte e não se pode aceitar que se continue a trabalhar com tamanha provisoriedade e temporariedade na EJA de Florianópolis e do Estado de Santa Catarina. Precisamos nos juntar, no início de 2012, ao movimento do SINTRASEM para que os itens de nossa data-base sejam conquistados. Fica como pendência para o ano que vem continuar nesta luta pelo concurso público.
6) Realizamos a nossa I FESTEJA, com a participação de muitos professores, coordenadores e de alguns estudantes. Porém, em função do clima de discórdia e retrocesso que se instalou através dos gestores e assessores da EJA de Florianópolis não conseguimos mais agenda para uma II FESTEJA. Para 2012, procuraremos organizar uma logo no início do ano para trazer os novos companheiros para o bom convívio das lutas na EJA.
7) Participação ativa no processo que freiou a tentativa de reformar condições de trabalho na EJA de Florianópolis e de implantar guela abaixo um Plano de Curso gestado nos bastidores do poder municipal sob um capa invisível e forçada de democracia. Articulou-se a diversos professores e ao SINTRASEM para que uma carta aberta saisse em uma das assembléias, para que se tornasse item das reivindicações da data-base, culminando com a participação consciente e fundamental do SINTRASEM na organização do movimento de repúdio com os professores às reformas estruturais-pedagógicas. Para 2012, continua a vigilância em relação às tentativas de reformas para que, se houverem, transcorram com o acordo esclarecido da maioria dos educadores e educandos.
8) Participação ativa em diversos espaços como os Fóruns Nacional e Estadual de Santa Catarina, Agenda Territorial, IF-SC, na coordenalção executiva do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Técnológica.
9) Se solicitou audiência com o Conselho Municipal de Educação de Florianópolis sobre a Resolução da EJA mas até agora só nos devolveam promessas de encontro. A última informação foi a de que estamos na dependência do grupo interno do Ensino Fundamental. Fica como pendência para o ano que vem realizar esta reuinião.
10) Fica ainda como pendência para o ano que vem pressionar para a EJA de Florianópolis retornar para a diretoria de Educação Continuada saindo do controle inapropriado da diretoria do Ensino Fundamental e de suas diretrizes educacionais dirigidas historicamente à crianças.
11) Internamente, ficam as pendências de se organizar um Seminário Municipal de EJA e uma revista eletrônica com ISBN-ISSN, além de promover formas de angariar fundos para as nossas lutas independentemente de apoio de governos.

Enfim, ficou bem marcado que existe sim uma forte causa que nos une e que em função dela estamos dispostos a empregar nossos tão preciosos e escassos tempos de vida.

VIDA ETERNA AO FEJAFLORIPA!

Nenhum comentário: