Adult Education in Florianopolis - FEJAFLORIPA
Homepage do Fórum: http://fejafloripa.org.br
Email do grupo de discussão: ejafloripa@googlegroups.com
Email da Diretoria do FEJAFLORIPA:fejafloripa@fejafloripa.org.br

11/12/2011

Aos professores e gestores da EJA.

Aos professores e gestores da EJA de Florianópolis.

Os que se fizeram presentes na reunião de terça-feira 06/12/11 no auditório do CEC na Ferreira Lima, perceberam uma postura mais aberta e democrática com maior enfase no diálogo propositivo e consultivo ao mesmo tempo elucidativo sobre as propostas de mudanças para a EJA em 2012 tendo em pauta o retrospecto da funcionalidade da EJA nos anos precedentes. Convém evidenciar que este encontro com o executivo representado pelo Diretor do Departamento de Educação Fundamental e pelo Chefe do DEJA , foi fruto também da iniciativa do FEJAFLORIPA em buscar a representatividade do SINDICATO aliada ao movimento natural de discordância por parte dos profissionais da EJA sobre o modo e conteúdo das proposições encaminhadas pelo executivo.
Reconhecemos a importância que teve a abertura por parte da diretoria do SINDICATO em ouvir-nos com atenção merecida e consequente entendimento das nossas solicitudes para os desdobramentos subsequentes como as audiências com o secretário, o item de pauta aprovado em assembléia e a reunião no CEC com a aceitação da proposta quase por unanimidade pelos profissionais da EJA alçando a categoria em pé de igualdade ao plano das categorias que incorporam os diversos segmentos dos trabalhadores e serviços atendidos pela Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Não podemos porém nos acomodarmos nem tão pouco entendermos somente como obtenção de ganho a análise primeira sobre a proposta hora examinada pois como bem colocado por um dos profissionais presentes o que conseguimos foi o freamento de mudanças mais intempestivas e desmanteladoras da atual política vigente da EJA construída nos últimos 12 anos. Vencida uma etapa de relativa turbulência em que as bases do diálogo encontram novamente espaço para os debates, avanços e encaminhamentos, conclamamos agora principalmente os coordenadores dos núcleos a explicitarem com maior liberdade e determinação as suas convicções e opiniões agindo da mesma forma em seus núcleos com suas equipes de professores para buscarmos e ampliarmos os pontos positivos na proposição do plano de curso bem como o melhor entendimento e encaminhamento possível no que diz respeito aos trabalhos e envolvimentos com as escolas básicas nas quais os núcleos estarão vinculados.
A resolução 02/2010 indica os PPPs dos núcleos que pode ser um instrumento para fortalecer ações e reforçar a autonomia para o planejamento do trabalho metodológico.
Convidamos todos os profissionais para em 2012 participem das reuniões e das festas do FEJAFLORIPA como nosso espaço democrático de construção de caminhos e alternativas para as problemáticas da EJA e de intercâmbio de idéias e práticas com os demais núcleos.

Como fica a EJA segundo a proposta:
8 núcleos com com 8 professores cada de 30 horas, 1º segmento com 20 h. Possibilidade de mais dois núcleos condicionado ao número de alunos em locais de difícil mobilidade. Merendeiras das 17:00 às 19:00.

Devemos lembrar que as matrículas estão abertas para EJA também nos turnos matutino e vespertino e educandos presentes nesses turnos devem ser incluídos na proposta e previsão de merendeiras, além de outros direitos.
--

At,
Diretoria Executiva do FEJAFLORIPA.

Nenhum comentário: