Adult Education in Florianopolis - FEJAFLORIPA
Homepage do Fórum: http://fejafloripa.org.br
Email do grupo de discussão: ejafloripa@googlegroups.com
Email da Diretoria do FEJAFLORIPA:fejafloripa@fejafloripa.org.br

06/11/2011

Por onde caminha o Currículo desenvolvido pela EJA de Florianópolis?


Quinta-feira, dia 03 de novembro de 2011, realizou-se um encontro de formação ministrado pela professora da UFSC Maria Herminia Lage Fernandes Laffin com os professores da EJA de Florianópolis em que foram debatidas várias questões sobre o currículo na EJA de Florianópolis.

Na oportunidade a professora analisou, a partir de seu ponto de vista e interesse, um texto do professor José Manoel Cruz Pereira Nunes apresentado, em 2008, no IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares que pode ser encontrado na íntegra no link a seguir http://fejafloripa.org.br/curriculo_emergente.pdf Outros textos do mesmo autor sobre currículo podem ser encontrados na página do sítio do FEJAFLORIPA: http://fejafloripa.org.br/textos.html
Embora não estando presente, o autor do texto considera que se estudar o que têm produzido aqueles que têm vivido a prática e refletido na teoria o processo da EJA em questão é um passo importante para a evolução do trabalho na EJA de Florianópolis.
Portanto, propõe-se que para uma próxima formação na EJA de Florianópolis se convide os autores a participarem nestes debates, pois tem-se o conhecimento que o debate e o conflito são poderosos instrumentos de conhecimento e emancipação.
A seguir, apenas para facilitar àqueles que não possam acessar ao texto completo, transcreve-se as ressalvas realizadas pelo autor como introdução para suas "análises parciais, considerações finais" de seu trabalho sobre os caminhos do currículo na EJA de Florianópolis no período 2001-2007. (grifo nosso). Sem apresentar estas ressalvas, o autor acreditava que o contexto de suas análises poderia ser precariamente apreendido.
" Por onde caminha o Currículo desenvolvido pela EJA de Florianópolis?Pergunta central deste trabalho. O que se pode inferir a partir das análises dos dados coletados?
Antes, porém, deve-se apresentar algumas ressalvas de modo a facilitar a compreensão geral dos resultados. Que ressalvas são estas? Primeiramente, que não há um padrão correto ou esperado na relação das pesquisas realizadas com a categorização dos Temas Transversais dos PCN. Ou seja, não se procura atingir um X número de pesquisas de tal Tema, Y de outro Tema e assim por diante. Os Temas são partes da Vida das Pessoas e é sobre a Vida destas Pessoas que se está tratando ao se desenvolver Currículo na EJA de Florianópolis. Na mesma forma concebida para os conteúdos, os Temas Transversais são meio e não fim. Segundo, a comparação dos resultados de um mesmo núcleo durante o período perde consistência em função da grande variação anual de profissionais, professores e coordenadores. Noventa e cinco por cento dos profissionais que atuam na EJA de Florianópolis são contratados através de concurso e por tempo determinado, sempre inferior a um ano. A porcentagem de retorno destes profissionais de um ano para o outro está na faixa de sessenta por cento. Terceiro, o Currículo da EJA não pode ser avaliado simplesmente em função dos enunciados das perguntas. Como detalhado de forma simplificada, um ciclo de pesquisas tem etapas que incorporam conteúdos dos mais diversos, sem prioridade entre conteúdos conceituais (fatos, conceitos e princípios), procedimentais ou atitudinais. A opção por analisar a partir dos enunciados é válida para se ter uma idéia e não para se produzir uma definição rigorosa. Esta definição poderá ser mais ou menos completa a medida que se incorpore na análise mais etapas e instrumentos aplicadas aos ciclos de pesquisa. Exemplificando é o caso de se destacar a importância dos Mapas Conceituais. Em quarto lugar, não menos importante, tem-se a proposta de desenvolvimento do Currículo como emergente e rizomático, que implica na possibilidade de se produzir conexões, encontros, atividades que contemplem necessidades diagnosticadas ao decorrer do ano letivo no processo educativo. Seja através das pesquisas, por conta da produção dos mapas conceituais, seja pela realização de outras ações, em função de um planejamento coletivo estes interesses e necessidades podem ser viabilizadas.
Tendo em mente estas ressalvas, é possível produzir algumas considerações a partir dos resultados identificados. "

Nenhum comentário: