Adult Education in Florianopolis - FEJAFLORIPA
Homepage do Fórum: http://fejafloripa.org.br
Email do grupo de discussão: ejafloripa@googlegroups.com
Email da Diretoria do FEJAFLORIPA:fejafloripa@fejafloripa.org.br

27/03/2009

Centro Matutino e o I Ciclo de Pesquisas

Turma 3 - 1o Ciclo de Pesquisa

Na Turma 3 da EJA iniciamos nosso 1o. Ciclo de Pesquisa:

Grupos foram formados com temas de seu interesse depois de todas as problemáticas.

Como foi feito? A partir da lista de problemáticas criada pelos próprios alunos.

E os Grupos, se formaram por interesse da problemática ou por afinidades? Meio a meio.

Quais são as Problemáticas?
Aqui vão algumas:

1. Como surgiu o racismo no mundo e no Brasil?

2. O que é o câncer?

3. Como se forma os vulcões?

4. Por que os adolescentes se tornam agressivos?

5. Por que a violência aumenta cada vez mais?

6. Por que o cigarro não é proibido como as outras drogas?

7. Como surgiu Santa Catarina?

8. Por que a mortalidade no país cresceu tanto de uns tempos para cá?

9. Por que não legalizar a maconha?

10. Como surgiu a dupla Zezé de Camargo e Luciano?

11. Como surgiu a arma de fogo?

Com a pasta vermelha e o caderno de desenho iniciaram as:

Justificativas e Hipóteses.

Após esse processo: Socialização.

E daí foi a parte emocionante: teve gente esforçada que quase chorou para falar, apenas ler, mas conseguiu! Teve quem se surpreendeu tanto consigo mesmo ao expor a problemática que escreveu admirados de si no Diário!

Alguns fizeram gracinha...

Esta socialização fiz como uma entrevista, perguntava as coisas, pedia para repetirem, insistia nos problemas, debatíamos. Os colegas acabaram se manifestando.

Era a hora de: Ouvir, Falar e Debater.

Socializar é expressar, percebi que daí é que começa o espírito crítico. A reflexão sobre a própria problemática. Ao expor: os grupos se sentem mais responsáveis pela pesquisa. Percebem a seriedade de justificativas coerentes e iniciam algo muito difícil, a capacidade de debater em conjunto. Ter idéias pelo outro, ainda que intuitivamente. Levantar hipóteses do próximo. Apreendem com as formas mais exemplares que lhe parecem.


Demora? Demora o tempo de assimilação que necessitam. É o primeiro ciclo. A expectativa é grande.

Um aluno, que é pai, justificou que além do seu interesse próprio pelo assunto escolhido e por achar de extrema importância para todos nós sabermos sobre a origem do Estado de Santa Catarina (tão confuso, cheio de imigrâncias) nos disse que servirá para o filho, quando estiver maior. Ele quer passar para a próxima geração, de pai para filho, literalmente, a formação do nosso Estado.

Postado no Blog do Núcleo Centro Matutino por 'Cujo"
Continua

Um comentário:

EJA disse...

Parabéns para todos! O dito Cujo mandou bem...
Os mapas conceituais, neste estágio agora, servirão para desvelar dimensões para a compreensão de cada problemática.
No planejamento coletivo, dá para tentar buscar o que as dimensões têm de comum em todas as problemáticas. Daí poderão surgir atividades em comum, misturando equipes de turmas diferentes.
Abração
Zá Manoel