Adult Education in Florianopolis - FEJAFLORIPA
Homepage do Fórum: http://fejafloripa.org.br
Email do grupo de discussão: ejafloripa@googlegroups.com
Email da Diretoria do FEJAFLORIPA:fejafloripa@fejafloripa.org.br

12/11/2008

Detentos farão exame nacional de certificação para jovens e adultos


BRASÍLIA - O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será aplicado, este ano, em 378 prisões. As provas, marcadas para 13 e 14 de dezembro, têm como principal objetivo possibilitar a avaliação de competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso à escolaridade regular na idade considerada apropriada.
- Não é a primeira vez que oferecemos o Encceja nos presídios. Este ano, porém, o número de unidades prisionais que vão aplicar a prova é expressivo. Haverá unidades em todos os estados que aderiram ao exame - destacou Dorivan Ferreira Gomes, coordenador-geral do Encceja.
As inscrições serão encerradas na sexta-feira, dia 14. Elas são gratuitas e podem ser feitas pela internet ou nas agências dos Correios dos municípios que fizeram a adesão. Os candidatos de cidades que não tenham aderido podem se inscrever na mais próxima em que a prova vier a ser aplicada.
Pela primeira vez, os interessados podem se inscrever diretamente na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A inscrição pode ser feita para todas as áreas de cada etapa ou para apenas uma, de forma a obter aprovação em cada matéria separadamente. As disciplinas do nível fundamental são língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia; matemática e ciências naturais. No ensino médio, as provas compreendem as áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias.
O participante faz quatro provas e, ao atingir a pontuação mínima exigida, é aprovado e certificado na etapa de ensino na qual se inscreveu (fundamental ou médio). A idade mínima exigida para o candidato é de 15 anos para o ensino fundamental e de 18 anos para o médio.
A relação dos presídios está organizada por estado, município e estabelecimento. Mais informações pelo telefone 0800 616161.

JB Online - 11/11/2008

Nenhum comentário: