Adult Education in Florianopolis - FEJAFLORIPA
Homepage do Fórum: http://fejafloripa.org.br
Email do grupo de discussão: ejafloripa@googlegroups.com
Email da Diretoria do FEJAFLORIPA:fejafloripa@fejafloripa.org.br

13/11/2008

Curso de Imersão em Português Língua Estrangeiras para Professores Colombianos


Abaixo, há uma síntese parcial do perfil dos alunos.



  • Todos residem e lecionam em Leticia (capital do Depto Amazonas), localizadano extremo sul daquele país, na fronteira com o Brasil (cidade de Tabatinga,AM).


  • Os professores lecionam na pré-escola (2 professores), da pré-escola ao 5ºgrado (1), do 1º ao 5º grado (7), do 1º ao 9º grado (1), do 6º ao 11º grado(3). 2 professores não indicaram o grado, 1 respondeu ser bachillernormalista superior e 1 respondeu ser orientador escolar além de professor.

  • A grande maioria possui licenciatura em: Lingüística e Literatura (3),Educação Primária (2), Educação Pré-Escolar (2), Espanhol e Francês (1),Etnoeducação (1), Psicologia e Pedagogia (1), Artes Plásticas (1), CiênciasSociais (1). Além desses, 3 professores são graduados em Lingüística e 2 nãopossuem nível superior. 9 responderam que possuem especialização: 3 empedagogia da língua escrita, 2 em computação para docência, 1 em pedagogia,1 em educação ambiental, 1 em ensino religioso e 1 em informática e telemática.

  • 16 responderam que realizaram cursos complementares de português e/ouCELPE-Bras, com níveis e cargas horárias variados (de básico aintermediário, de 3 a 540 horas) e 3 mencionaram a realização do cursoFormação de professores de português para estrangeiros (279h, em 2005).


  • Apenas 5 lecionam português.

*IPOL - O Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter cultural e educacional, fundada em 1999, com sede em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil e constituída por profissionais de diversas áreas do conhecimento, para realizar projetos de interesse político-lingüístico.

http://www.ipol.org.br/

Nenhum comentário: