Adult Education in Florianopolis - FEJAFLORIPA
Homepage do Fórum: http://fejafloripa.org.br
Email do grupo de discussão: ejafloripa@googlegroups.com
Email da Diretoria do FEJAFLORIPA:fejafloripa@fejafloripa.org.br

19/02/2009

Núcleo do Centro Matutino reativa as postagens em 2009

Abaixo, na íntegra, a primeira postagem de 2009. Saudações a todos e a todas do Núcleo.

Início das atividades dia 16

Nós do grupo EJA - Matutino - 2009 tivemos uma apresentação inicial tranquila, na sala 3. Os educadores sentaram-se junto aos educandos e criou-se um clima de cordialidade inicial.

Bira, nosso Coordenador deste ano, apresentou o curso EJA e suas formas de avaliações. Em seguida ouvimos uma música do Gabriel, o Pensador que tinha como objetivo diferenciar o nosso sistema dos sistemas convencionais de ensino fundamental. A sala lotada: e todos concentrados ;).

A música também ajudou os educadores nas suas falas, servindo de base e análise, quando de nossa apresentação. Porém, a apresentação esteve aberta a todos em que educadores e educandos se intercalaram dizendo os propósitos e objetivos de estarem no EJA. Alguns educandos mesmo envergonhados se apresentou ao grande grupo e tivemos um depoimento sincero de uma educanda vindo do segmento I e que nos disse que tinha sido uma das suas maiores felicidades ter visto seu nome certificado e passado para o segmento II.

O bacana da sala 3 é que estivemos o tempo inteiro nivelados espacialmente, tanto educadores quanto educandos.

Por fim, falou-se sobre nosso Pacto de Convivência, do funcionamento de horários, sobre a localização do EJA dentro do prédio em que estamos instalados e indicamos a todos os educandos suas respectivas turmas.

Em tempo, já estávamos no momento do intervalo e cada grupo, após o intervalo, já estava sabendo para que sala se direcionar.

Após o intervalo...
Eu, Christiano, das Artes e a Juliana, da Matemática, demos continuidade às apresentações entre os educandos, para que a turma se conhecesse melhor, também nós nos aprofundamos em nossas apresentações e expectativas. Tínhamos preparado, no planejamento do núcleo, três questões: o nome, a idade e o que nos trouxe ao EJA. Essas questões foram respondidas por toda a turma 4.

Iniciamos a atividade de personalização dos diários e uma dinâmica de construção de identidade daquela turma específica. Em cartolinas brancas, em grupos de 4 a 6, foi pedido aos alunos que escolhessem a(s) cor(es) que mais gostassem para colocar seu nome ali seu nome e um adjetivo de si mesmo junto com o seu número predileto.

Alguns educandos também desenharam no seu pedaço.

Finalizada a atividade, todos os cartazes foram vistos por todos os colegas: ali indicamos algumas diferenças de gosto e de estilo, os educandos puderem observar como se colocam ou se posicionam também em um grande espaço em branco (a cartolina). Houve um cartaz que um colega, por exemplo, se posicionou no centro ;)
Por fim, lançamos um desafio: como fixar os cartazes (na parede?) de forma que nenhum colega tenha seu nome de "cabeça para baixo" ?

Espero contribuir sempre aqui.
Professor Christiano

3 comentários:

Educação de Jovens e Adultos disse...

Que momentos belos! Parece óbvio, mas não é. Como neste início de ano aparecem novos estudantes todos os dias, deve-se preparar momentos como estes para os novos, pois são momentos assim que contribuem para a dignidade humana.
Parabéns pela atividade, pela postagem, por tudo.

Um abração, José Manoel

Democrático disse...

ai José, eu confesso que dá frio na barriga ;)
mas hoje a sua explanação foi muito boa e elucidante espero sempre estar aqui virtualmente também
\o/ abração do Christiano

Anônimo disse...

Acredito que uma das coisas mais difíceis deste nosso trabalho na EJA seja:

VIVER CADA MOMENTO SEM ABANDONAR JAMAIS A CONVICÇÃO DE QUE É PRECISO AMAR SEMPRE.

Abração
José Manoel