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03/03/2012

Planejamento Pedagógico Coletivo: considerações preliminares

Sinteticamente pode-se classificar em três os grupos de possibilidades de viabilizar um planejamento pedagógico no projeto político pedagógico (PPP) de uma unidade educativa. São eles: planejamento individual, planejamento coletivo e planejamento híbrido. Eles, na maioria dos casos, são propostos em função do que se considera ser necessário para realizar a melhor Educação nas situações concretas dadas.

O Planejamento Individual (PI) é assim denominado, neste texto, pela característica de delegar aos indivíduos a competência e a responsabilidade de propor e executar suas tarefas pedagógicas específicas a partir de um PPP geral. A necessidade de integração é dada pelo PPP e a discussão de questões comuns e possíveis ajustes são realizados em reuniões pedagógicas coletivas, ou não. Neste caso, a necessidade de estar junto dos educadores não é central para a definição cotidiana do que trabalhar e como trabalhar. Os conteúdos educativos já estão praticamente definidos e podem ser implementados a partir de livros didáticos ou pela forma que a escola instituir que estes conteúdos sejam estabelecidos e trabalhados.

O Planejamento Coletivo (PC), embora também instrumento para realização de um PPP geral, tem a característica de delegar ao grupo de educadores e não aos indivíduos, a cada encontro, a tarefa de estabelecer tanto os conteúdos como a forma de implementá-los (quem, como, com o quê, onde...). Momentos de estudo e produção individuais em separado acontecem nos momentos coletivos em função da necessidade do momento pedagógico coletivo. Esta forma de planejar se torna tanto mais necessária e pertinente quanto mais as propostas pedagógicas trabalhem evidenciando nossos conflitos e contradições e a partir de interesses constituídos no diálogo entre estudantes e professores, interesses estes que estão em constante adaptação em função dos objetivos, necessidades e caminhos que se produzem. O trabalho com a Pesquisa enquanto Princípio Educativo através de problemáticas é um exemplo de caso coerente à necessidade de PC.

O Planejamento Híbrido (PH) organiza seus momentos sistemáticos de planejamento tanto em momentos individuais como coletivos. Nos momentos individuais, a presença de todos os professores é liberada do espaço educativo comum, podendo os mesmos, realizarem seu planejamento no momento e no local em que considerarem oportuno e necessário. Por um aspecto a se considerar, isenta a instituição ou rede de ensino da responsabilidade de ter que proporcionar as condições estruturais necessárias do Planejamento Coletivo. Estas condições, como computador, acesso à internet, ambientes propícios etc têm que ser viabilizadas por cada um dos professores que se utilizam, então, de outros de seus locais de trabalho ou de sua própria casa em momentos que deveriam ou poderiam ser familiares e de não-trabalho.

Historicamente, não temos tradição de Planejamento Coletivo (educacional, urbano, social, econômico...). Como estudantes, dificilmente participamos da definição dos objetivos e conteúdos de nossa educação. Fomos formados, na maioria do tempo, por planejamentos individuais e na Lógica do Individualismo. A produção de uma outra Lógica, de uma Lógica Coletiva é mais difícil ainda tendo este histórico de construção individualista por uma lógica de mercado em que não passamos de mão-de-obra especializada. Não nos formamos pela via coletiva e fica fácil compreender como é difícil planejar coletivamente. Mas esta dificuldade (de compreensão) e precariedade (de condições materiais para realizá-lo) não podem ser os motivos para não continuarmos tentando e sim o alerta e indicador de como estamos longe de uma sociedade coletiva.

Portanto, a luta por criar ou manter estruturalmente o Planejamento Coletivo se relaciona diretamente com lutar dentro de nossas instituições para constituirmos melhores condições de realização de nosso trabalho nos espaços coletivos educacionais.

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