Saída Estudo às Fortalezas
No dia 14.11.2009 realizou-se a saída de estudos das Fortalezas, com saída da Praia do Forte rumo à ilha de Anhatomirim e Ratones, com a participação de alunos, professores e familiares da EJA Saco Grande – I e II Segmentos organizada e acompanhada pela professora Irani (I Segmento) e a equipe da Escola do Mar.
O objetivo de realizar tal atividade com a turma de alunos do I e II Segmento da EJA foi buscar despertar nos alunos vivências e aprendizagens referentes à importância das Fortalezas no contexto histórico-cultural do município de Florianópolis (cidade em que residem) e a necessidade de aprofundar conhecimentos sobre o assunto de forma prática, além de proporcionar momentos diferenciados e prazerosos de interação entre os alunos, professores e suas famílias.
Apesar do receio de que a saída não acontecesse devido ao temporal ocorrido na noite anterior, o tempo melhorou significativamente e possibilitou uma experiência rica para todos os participantes, onde todos puderam aprender, passear, confraternizar e se divertir.
Os alunos se mostraram interessados e encantados com a beleza e a história do lugar, para muitos foi uma oportunidade única não só de viajar de escuna, conhecer as ilhas, mas, sobretudo de conhecer um pouco mais sobre a história do lugar em que moram juntamente com sua família.
Agradeço a todos os que apoiaram essa iniciativa, principalmente: Bruno (coordenador da EJA Saco Grande) e equipe da coordenação da EJA, ao se empenharam em conseguir transporte, aos motoristas dos ônibus pela pontualidade e gentileza, à professora Leila (Geografia) que disponibilizou todo o material necessário: slides, textos, mapas, filme, fotos, aula sobre as Fortalezas, mas principalmente por seu espírito esportivo e seu bom-humor, o professor Orélio (Matemática) e sua esposa que estiveram presentes e atuantes durante todo o tempo, a equipe da Escola do Mar pelo trabalho realizado antes e durante a saída, com organização, disposição, conhecimento e alegria no desenvolvimento do estudo; à Terezinha (da equipe da Escola do Mar) que forneceu todas as informações necessárias e se empenhou para que a saída acontecesse demonstrando profissionalismo e competência; aos alunos e suas famílias por seu contentamento e curiosidade, pela disposição para subir e descer morros e encostas sem reclamar do cansaço e do calor, pela interação, confraternização e, sobretudo, socialização do lanche.
Um agradecimento especial à aluna Roseli, esposa do Sr. Juvenal (também aluno) que durante toda a saída demonstrou uma força de vontade e uma grande felicidade, resumindo nesta frase tudo o que vivenciou: “Se Deus me deixar viver até os 100 anos, não passará um dia em que eu não me lembre desse passeio”.
Valeu muito! Foi um dia muito especial para todos nós, espero que essa e outras saídas sejam programadas no próximo ano!
Profª Irani Bueno Recchia
“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário