P = aX + bY + cZ
Como acontece a matematização a partir de projetos de pesquisa? Como pode acontecer? Como debater as problemáticas a partir da linguagem matemática?
Dia 09 de outubro, 13:30, no auditório do Centro de Educação Continuada estará acontecendo uma formação centralizada para debater esta problemática. Com a presença de todos os educadores e daqueles que se coloquem interessados em contribuir com o aprimoramento dos procedimentos na EJA de Florianópolis.
O que vem aparecendo de conteúdos da área matemática? Por que tanta reclamação por falta dos conteúdos da matemática em nosso trabalho? Será que apenas porcentagem, gráficos e tabelas são trabalhados? Como transparecem os números negativos, as frações, as formas geométricas, as equações, incógnitas, potências, números decimais etc?
Será que quando desenvolvemos relacionamentos, lógica, dedução, contagem, classificação, generalização, ordenações, agrupamentos, organizações, regularidades, observações, medições, comparações, modelagens estamos trabalhando conteúdos matemáticos?
Como estão sendo atendidas as necessidades diferenciadas de cada estudante? E isto inclui , com certeza, muitas outras demandas também.
Portanto, todos somos convidados a pensar no que e como fazer. Tragam problemáticas concretas que vêm sendo desenvolvidas, pastas de projetos, textos e trabalhos realizados pelos estudantes. Apresentem suas sugestões e as dos estudantes.
Enquanto isto, por que não exercitamos aqui no Blog: "Como a dimensão da linguagem matemática tem sido desenvolvida a partir de uma problemática pelos caminhos da pesquisa em seu núcleo?
Dia 09 de outubro, 13:30, no auditório do Centro de Educação Continuada estará acontecendo uma formação centralizada para debater esta problemática. Com a presença de todos os educadores e daqueles que se coloquem interessados em contribuir com o aprimoramento dos procedimentos na EJA de Florianópolis.
O que vem aparecendo de conteúdos da área matemática? Por que tanta reclamação por falta dos conteúdos da matemática em nosso trabalho? Será que apenas porcentagem, gráficos e tabelas são trabalhados? Como transparecem os números negativos, as frações, as formas geométricas, as equações, incógnitas, potências, números decimais etc?
Será que quando desenvolvemos relacionamentos, lógica, dedução, contagem, classificação, generalização, ordenações, agrupamentos, organizações, regularidades, observações, medições, comparações, modelagens estamos trabalhando conteúdos matemáticos?
Como estão sendo atendidas as necessidades diferenciadas de cada estudante? E isto inclui , com certeza, muitas outras demandas também.
Portanto, todos somos convidados a pensar no que e como fazer. Tragam problemáticas concretas que vêm sendo desenvolvidas, pastas de projetos, textos e trabalhos realizados pelos estudantes. Apresentem suas sugestões e as dos estudantes.
Enquanto isto, por que não exercitamos aqui no Blog: "Como a dimensão da linguagem matemática tem sido desenvolvida a partir de uma problemática pelos caminhos da pesquisa em seu núcleo?
2 comentários:
Exemplo de Matematização: Realizado em 2007 - EJA Costeira: Os Professores em grupos de três, planejaram oficinas retirando conteúdos das problemáticas como, entre outras:
Problemáticas: Qual a importância das múmias para as antigas civilizações? (piramide-triangulo, pedras - quadrado).
Qual a evolução da música e dos instrumentos musicais? (circulo,cilindro). Como funciona e quais as novas descobertas sobre o nosso sistema solar?
Qual a importância da construção da ponte Hercílio Luz e do mercado? (triangulo, retângulo, quadrado).
Os professores de Artes, Matemática e Espanhol, juntos trabalharam com as turmas, as formas geométricas.
Artes: Confecção plástica com as formas (cubo, cone, cilindro, quadrado, triangulo).
Matemática: Geometria, figuras planas e espaciais (área, volume, perímetro).
Matematização EJA - SULII-Armação e Rio Tavares-Equação do primeiro grau, elaborando problemas
relacionados às problemáticas:Ex.
"Quais as doenças cardíacas que
ocorrem atualmente, quais os sintomas e como
preveni-las?"
Atividade:Conte quantas batidas seu coração dá em um minuto e depois calcule quantas batidas ele dará em cinco minutos.
Postar um comentário