Adult Education in Florianopolis - FEJAFLORIPA
Homepage do Fórum: http://fejafloripa.org.br
Email do grupo de discussão: ejafloripa@googlegroups.com
Email da Diretoria do FEJAFLORIPA:fejafloripa@fejafloripa.org.br

30/08/2012

Documento entregue na Audiência Pública

O texto abaixo foi entregue como documento à relatoria da Audiência pública de 28 de agosto sobre a EJA de Florianópolis.


Alguns pressupostos para um debate em prol de políticas públicas para a EJA

- Pelo relatório atual extraído do site da justiça eleitoral, Florianópolis, em 01 de agosto de 2012, conta com 70.023 (21,7%) eleitores sem o Ensino Fundamental completo e 157.927 (48,9%) de eleitores com o ensino médio completo. Pelo ritmo das certificações anuais tanto no nível médio como no fundamental, agregada ao elevado fator migratório e consequente aumento populacional aponta-se que para a EJA não se tem perspectivas de curto nem médio prazo para alcançar seu objetivo de universalização da educação básica. 
- A quebra do ritmo em função do tempo afastado dos estudos, da dificuldade de acesso às escolas, questões econômico-sociais pessoais e municipais dificultam o acesso e a permanência do estudante. Isto inclui a distância do local de moradia e trabalho juntamente com a necessidade de transporte assim como o nível de violência na comunidade. Portanto, quanto mais próximo for o local de estudo maiores serão as possibilidades do estudante acessar e permanecer estudando.
- O estado e o município se realmente desejam educação básica para todos devem levar a EJA aonde os sujeitos estão e não esperar que eles se adequem às condições ofertadas.

Algumas necessidades se apresentam como urgentes

- Criação de uma comissão permanente para acompanhar a EJA no município constituída por representantes da câmara de vereadores, da SME de Florianópolis, da CEJA de Florianópolis, dos campus Continente e Centro do IF-SC, dos professores da EJA e da CEJA, dos coordenadores de núcleos , dos estudantes e dos Fóruns Municipal e estadual.
- Reformulação da composição do Conselho Municipal de Educação para que exista um representante titular e um suplente da Educação de Jovens e Adultos e Idosos.
- Desburocratização do processo de matrícula dos estudantes na eja estadual
- Desburocratizar e automatizar a abertura de turmas de ensino médio onde existam turmas de EJA de nível fundamental, inclusive turmas de ensino médio com especificidades para atender os idosos.
- Redução do número mínimo necessário de alunos para abertura de turmas de ensino médio e de núcleos de EJA de ensino fundamental
- Instalações abertas nas unidades escolares tanto à EJA municipal como à estadual inclusive laboratórios, quadras esportivas, bibliotecas e salas de informática.
- Ampliação da oferta de ensino médio técnico na modalidade de EJA pelo IFSC
- Promoção de acesso por cotas aos cursos de ensino médio técnico no IFSC.
- A Educação de Jovens e Adultos e Idosos deve ser entendida, assumida e organizada a partir do conceito de Educação Continuada e não como atrelada aos níveis da educação básica. Para o município de Florianópolis pede-se o retorno da EJA para a diretoria de Educação Continuada onde já esteve inserida.
- Para abertura de turmas de alfabetização não deve ter exigência de número mínimo de alunos.
- Desburocratização para a concessão e entrega de vale transporte para os estudantes de EJA
- Carteira de estudante automática e gratuita (se isso ainda for necessário para entrar nos espetáculos) .
- Formação inicial e continuada adequada aos educadores e funcionários.
- Concurso público externo para professores de EJA e CEJA
- Na parceira com o NETI e AFLODEF, que são atendidos pelos professores efetivos, designar um professor para articular o trabalho nestas unidades.
- Divulgação trimestral na grande mídia.
- Promoção do Dia Municipal da EJA (08/09) com realização de chamadas públicas e eventos.
- Garantia de recursos financeiros no mínimo semelhantes ao do ensino fundamental
- Garantia de curso FIC a todos os estudantes de EJA de nível fundamental.


09/08/2012

Olimpíadas em ESPEJOS de Eduardo Galeano


Imagem-Texto encontrado no link:
http://nucleosejafloripa.blogspot.com.br/2012/08/olimpiadas-em-espejos-de-eduardo-galeano_9.html


07/08/2012

Audiência Pública com o objetivo de discutir os problemas relacionados ao EJA/CEJA

Companheir@s

Segue, mais abaixo, o convite para participação de uma audiência publica para tratarmos das questões da EJA e da CEJA em nosso município.

Serão questões de acesso, permanência e novos cursos de educação profissional junto ao IF-SC.

Contamos com todos e todas. A data é de uma terça-feira à tarde e solicitamos que tanto os professores como os coordenadores sejam liberados para a participação nesta importante audiência.


CONVITE


Em atenção à solicitação do Vereador Dr Ricardo n° 65.555, convidamos Vossa Senhoria para comparecer à Audiência Pública a ser realizada no Plenarinho da Câmara Municipal de Florianópolis, no dia 28 do mês corrente, às 15h, com o objetivo de discutir os problemas relacionados ao EJA/CEJA.


Atenciosamente,


Dr. RICARDO CAMARGO VIEIRA

65.555

----------------------
Maiores informações:

Edma Jucá  

Assessoria do Legislativo

9968-8308