Adult Education in Florianopolis - FEJAFLORIPA
Homepage do Fórum: http://fejafloripa.org.br
Email do grupo de discussão: ejafloripa@googlegroups.com
Email da Diretoria do FEJAFLORIPA:fejafloripa@fejafloripa.org.br

13/06/2012

EJA e Mundo do Trabalho em Santa Catarina: um olhar sobre o PROEJA no IF-SC


O Professor Adriano Larentes da Silva está socializando com o grupo a apresentação realizada por ocasião da atividade autogestionada no II EPT. Estamos no aguardo de mensagem positiva dos demais palestrantes para socializarmos os respectivos trabalhos.

http://fejafloripa.org.br/O%20PROEJA%20no%20IF-SC.pdf 

Obrigado professor!

Tudo de bom!
José Manoel Cruz Pereira Nunes
Presidente do Fórum da EJA de Florianópolis - FEJAFLORIPA

06/06/2012

MANIFESTO DO FÓRUM DE EJA DE SC E DO FÓRUM DE EJA DE FLORIANÓPOLIS

O Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Santa Catarina – FEJA/SC e o Fórum da Educação de Jovens e Adultos do Município de Florianópolis – FEJAFLORIPA promoveram duas atividades técnico científicas no II Fórum Mundial de Educação Profissional Tecnológica realizado nos dias 28 de maio a 1º de junho de 2012, em Florianópolis/SC.
Essas duas atividades contaram com a participação de educandos, educadores gestores e representantes dos movimentos sociais e de várias instituições públicas.
Nos encontros realizados ficou evidente a preocupação dos presentes em relação aos rumos atuais da política pública de EJA no Brasil, à necessidade de fortalecimento do PROEJA (oferta e diversificação de cursos, ampliação de financiamento, incremento de vagas) e à lógica atual do PRONATEC. Observou-se que durante o evento foram apresentadas diferentes experiências de PROEJA e que, apesar disso, os discursos de representantes do governo federal acabaram esvaziando e não dando visibilidade à EJA no contexto da educação profissional no Brasil. Ao enfatizar e superestimar o PRONATEC como “política estruturante da educação profissional no Brasil” o governo federal não deixa claro como a EJA integrada à Educação Profissional será fortalecida e acaba reforçando por meio da concomitância a dualidade histórica entre educação básica e educação profissional. A preocupação de educadores, educandos, gestores e movimentos sociais é que o PRONATEC poderá contribuir para o esvaziamento e diminuição da oferta do PROEJA e para a manutenção de cursos FIC não vinculados à elevação de escolaridade do público jovem e adulto, não superando a lógica do mercado, na perspectiva da plena formação humana. Os presentes afirmaram também sua contrariedade ao uso dos recursos públicos para financiar a iniciativa privada e reafirmaram a necessidade de maior investimentos públicos para fortalecer a educação pública no Brasil.

Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Santa Catarina -    www.forumeja.org.br/sc
Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Florianópolis/SC -   http://fejafloripa.org.br/

Florianópolis, 01 de junho de 2012.