Adult Education in Florianopolis - FEJAFLORIPA
Homepage do Fórum: http://fejafloripa.org.br
Email do grupo de discussão: ejafloripa@googlegroups.com
Email da Diretoria do FEJAFLORIPA:fejafloripa@fejafloripa.org.br

17/06/2011

Lançamento do livro: “Eu Professor no século 21”

Os novos desafios e problemáticas enfrentadas pelos educadores é tema do livro “Eu Professor no século 21” que será lançado no dia 7 de Julho pelo professor e escritor Fabio Oscar Lima. O evento acontecerá na Livraria Livros e Livros - Rua Jerônimo Coelho, 215, Centro de Florianópolis. Na obra, o autor lança questionamentos, provocações filosóficas e exprime sua opinião sobre os aspectos que envolvem a educação e suas mudanças, como: o professor e sua missão, os alunos, a nova dinâmica da sala de aula, família, comunidade local e aldeia global, gestão escolar, infraestrutura e a classe dos professores em meio aos muitos desafios da educação no tempo presente. Para Fabio, o livro é uma forma de dar visibilidade e voz às angústias, d ú v i d a s e anseios dos professores no momento em que a educação vive um novo tempo no Brasil.



Maiores informações no site: www.fabioscar.com

Entrevista de Eduardo Galeano em Barcelona

"Temos que raciocinar e sentir"




http://youtu.be/mdY64TdriJk

12/06/2011

REUNIÃO DA COORDENAÇÃO EXECUTIVA em 03 de JUNHO de 2011

Reunidos no SINTESPE - Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais, a Coordenação Executiva (CE) do FEJAFLORIPA e alguns associados avaliaram, discutiram e encaminharam a seguinte pauta para o período de junho e julho de 2011.

1- Prioridade para o registro junto ao cartório de notas do estatuto do FEJAFLORIPA para que vários encaminhamentos se realizem.

O registro foi realizado em 06 de junho de 2011 com a grande colaboração do coordenador da EJA do João Paulo - Saco Grande, Bruno Jackson Severino que também é advogado da OAB e assinou sem qualquer ônus os documentos encaminhados ao cartório. O passo seguinte é o registro no CNPJ que já está sendo providenciado.

2- Com os registros realizados deveremos:

a) Encaminhar solicitação de concurso público e de contratação de professor de Educação Física ao Executivo Municipal;
b) Encaminhar solicitação ao IFSC de informações sobre o cumprimento do Art. 2º do Decreto 5.840/2006 que estabelece no § 1o "As instituições referidas no caput disponibilizarão ao PROEJA, em 2006, no mínimo dez por cento do total das vagas de ingresso da instituição, tomando como referência o quantitativo de matrículas do ano anterior, ampliando essa oferta a partir do ano de 2007;
c) Encaminhar solicitação ao IFSC de uma reunião com a Coordenação Executiva do FejaFloripa versando sobre o horário e tipo de cursos de PROEJA ofertados pelo IFSC;
d) Encaminhar ao prof. Anderson de Abreu, coordenação da EJA municipal, um pedido de colaboração para a divulgação do FejaFloripa junto aos núcleos de EJA;
e) Procurar contatos com pessoas da mídia televisiva, de rádios comunitárias ou não, jornais de bairros para a divulgação de nosso Fórum e de nossas bandeiras. Solicita-se a todos sugestões de alternativas e de contatos. Como idéias estão contatos com a TV Floripa, a Coluna do Cesinha, o Jornal a Folha da Lagoa;
f) Fazer e divulgar uma CARTA ABERTA denunciando a atual situação da EJA de Florianópolis em prosseguimento à polêmica matéria publicada no Jornal Notícias do Dia no início de maio. Os sujeitos da EJA, professores e estudantes que quiserem se manifestar sobre problemas em seus lugares de estudo devem enviar email para o grupo de email do FEJAFLORIPA - ejafloripa@googlegroups.com que já conta com 303 participantes.
Na reunião foram apontadas entre outras mazelas: a falta de extintor de incêndio no núcleo do Centro localizado no antigo colégio Silviera de Souza, o caótico sistema de vale transporte, a deficiente alimentação escolar muito aquém da necessidade e do prometido para 2011, a falta de acesso aos dados cadastrais dos estudantes e professores, a estrutura reduzida em número de auxiliares, a não contratação de professores de educação física, a falta de computadores e internet no núcleo da Tapera e Morro das Pedras.
g) Combinou-se para a próxima reunião da CE do FEJAFLORIPA levar sugestões de logotipo para o fórum e decidir pelo qual estará estampando as nossas atividades e documentos.

3- A II FESTA do FEJAFLORIPA - FESTEJA será no dia 09 de julho em local ainda a ser definido, mas a ideia é unir festa junina com forró e rock.

4- A prestação de contas da I FESTEJA realizada pelo tesoureiro Moacir Zanin acusou um saldo positivo de R$178,00

5- Pretende-se fazer uma camisa do fórum em parceria com o Sindicato dos funcionários da PMF - SINTRASEM para ser vendida e assim arrecadar fundos para o nosso movimento;

6- Continua a mobilização para participar na Câmara dos Vereadores de Florianópolis no dia da votação do projeto de lei 14323/2011 que institui o Dia Municipal da EJA tão logo a Gerência de Plenário e Ordem do Dia marque a data.

7- A proposta para a câmara temática do FEJAFLORIPA é "Publicações em EJA" e "Livro didático".


Sem mais a registrar, deseja-se a melhor semana possível de trabalho.