Adult Education in Florianopolis - FEJAFLORIPA
Homepage do Fórum: http://fejafloripa.org.br
Email do grupo de discussão: ejafloripa@googlegroups.com
Email da Diretoria do FEJAFLORIPA:fejafloripa@fejafloripa.org.br

30/05/2011

AMANDA GURGEL EM FLORIANÓPOLIS

Amanda Gurgel participa do movimento de greve dos professores estaduais de Santa Catarina na Praça Ivo Campos em frente à a Assembléia Estadual de Santa Catarina em Florianópolis no dia 30 de maio de 2011. Falando sobre várias quastões trazidas pelos presentes, Amanda fala sobre gestão democrática, sobre sua participação partidária dentre outros assuntos.

No início de um dos filmes está presente a fala de um dos grevistas, no outro Amanda Gurgel apresenta Palavra de Ordem trazendo os novos usos da rede mundial de computadores (Twitter) e a luta dos movimentos sociais pelos 10% do PIB, JÁ NA EDUCAÇÃO..

O FEJAFLORIPA esteve presente e registrou estas imagens.



http://www.youtube.com/watch?v=ny1hpFu6goA



http://www.youtube.com/watch?v=z0mKWIwljR0

27/05/2011

Polêmica sobre o livro didático da EJA de Florianópolis - Mais uma tentativa de manipulação da opinião pública - E você? Vai se deixar manipular tb?

Tem sido motivo de grande desconforto, tanto para a grande maioria dos professores de língua portuguesa quanto para os especialistas no assunto, a polêmica gerada em torno do livro didático distribuído pelo MEC – importante dizer que o mesmo é o livro utilizado pela EJA da Prefeitura de Florianópolis.



A polêmica poderia ter sido certamente evitada se a população de leitores da mídia brasileira tivesse o costume – e a preocupação - de verificar e levantar a veracidade das informações recebidas através da mídia. Ou então deveríamos todos parar de consumir alguns produtos em função de informações de cunho científico totalmente infundados as quais se tem notícia diariamente.



Um dos textos que fomentou a polêmica - ¨O projeto 'politicamente correto' de país¨, publicado no site do O Globo, traz colocações do tipo: ¨ A autora do desatino(livro didático), Heloísa Ramos, tem uma justificativa articulada para admitir, em livro a ser usado em sala de aula, erros toscos de concordância verbal. ¨



Verificando o livro, fonte da polêmica, qualquer pessoa minimamente alfabetizada constata que o texto que a gerou está muitíssimo equivocado em afirmar que o material contém ¨erros¨ de português, pois um dos exemplos citados – Nós pega o peixe – vem dentro do capítulo que trata de variação linguística, e retrata uma forma da linguagem coloquial, a qual todos os falantes da língua vernácula estão acostumados a usar, acredito que inclusive o próprio autor do texto.



O motivo do desconforto vai muito além do fato do completo desrespeito que envolve a polêmica, pois os geradores da mesma mostram-se completamente leigos no assunto, e em nenhum momento mostraram-se preocupados em inteirar-se ou pesquisar sobre o que escreveram – o que deveria ser priorizado por qualquer profissional, muito mais aqueles que lidam com a opinião pública – até mesmo para evitar absurdos, como dizer que a inclusão na educação especial não prevê profissionais aptos para atender os alunos.



Porém, as colocações feitas no dito texto trazem uma questão muito maior e mais preocupante, que desde sempre se tenta camuflar: a manipulação das informações feitas pela mídia para favorecer um ponto de vista, ou para macular a imagem de um governo que está no poder e tem ideais partidários distintos dos da classe dominante, que é, no caso, a ¨dona¨ da mídia. Para a imprensa brasileira, atitudes éticas como imparcialidade e subjetividade no discurso são completamente descartáveis em nome do irresistível poder da manipulação.



Isso demonstra a perversidade de um sistema, de uma sociedade, onde a educação durante décadas teve importância ínfima para os governantes, mesmo sendo o berço de pensadores renomados como Paulo Freire, que hoje é inclusive ironizado no dito texto, com a ¨criativa¨ citação "mitologia do excluído".



Realmente é muito pertinente tratar como mito a exclusão social em um país onde a política do ¨pão e circo¨ por tantos anos tentou calar a população, atraindo sua atenção para a trama de ¨novelas da vida real¨, que cumprem a função de alienar um povo com carências que vão muito além do social. Da mesma forma essa população também é calada quando convencida de que ¨não sabe nem falar¨, sua forma de expressão é ¨feia¨, errada, motivo de piada, chacoteada. Somente a fala da população de maior prestígio é que tem verdadeiro valor, por isso são somente eles que devem expressar-se.



¨A língua vale o que valem seus falantes¨ e é fator de exclusão social numa sociedade desigual e injusta, é o que também se tem aprendido nas aulas de língua portuguesa do século XXI.



Doa a quem doer, as próximas gerações estarão cientes e aptas a desconstruir o preconceito lingüístico e a desestruturar o sistema perverso que insiste em querer nos calar!



Quem tiver interesse em realmente inteirar-se sobre o tema, e não ser vítima da manipulação sugerida pela mídia, pode recorrer à opinião de quem realmente entende do assunto nos links a seguir:



http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/420880/professora-da-uem-defende-livro-do-mec/



http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5137669-EI8425,00-Aceitam+tudo.html



O texto ao qual faço referência na íntegra:



http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2011/05/18/o-projeto-politicamente-correto-de-pais-924489353.asp



Vamos fazer o papel de cidadãos conscientes buscando a fonte e inteirando-se sobre os assuntos que nos chegam através da mídia antes de sair vociferando bobagens por aí.



Jheniffer Crummenauer



Educadora de Língua Portuguesa da EJA Sul II e III - Tapera e Caiera da Barra do Sul



Pós-graduanda em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade.

23/05/2011

Sujeitos da EJA de Florianópolis

Versão bem humorada da condição e situação social dos Sujeitos da EJA em Florianópolis, mas que não deve diferir significativamente daquela encontrada no país.



http://www.youtube.com/watch?v=_mE-c7MmSJI

22/05/2011

Entrevista com Sirlene, ex-estudante da EJA de Florianópolis

Murilo Genázio Magalhães entrevista Sirlene Fátima da Silva Moraes, ex-aluna do núcleo da Serrinha de EJA de Florianópolis, na época, fazendo ensino médio no CEFET (atual IF-SC). O Núcleo trabalhava com pesquisas por problemáticas como princípio educativo e entre suas práticas cotidianas contemplava a escrita de um diário ou caderno de relatório através do qual educadores e educandos analisavam o processo e aprofundavam a sua relação interpessoal de múltiplas maneiras.




http://www.youtube.com/watch?v=7Xza17YEtpk

16/05/2011

Paralização geral na PMF

Quarta-feira, dia 18 de maio, é dia de paralização na Prefeitura Municipal de Educação. Pela manhã, discussão sobre o Plano de Carreira, cargos e salários e à tarde deliberação sobre greve ou não.

O movimento se realizará em mesmo dia que o movimento nacional pelo piso, professor@s estaduais, de São José dentre outros municípios.

Começar forte para acabar rápido. Ninguém gosta de greve, mas tem sido a única saida para os trabalhadores.

Até lá, conversar com estudantes e comunidade para explicar detalhes do que está acontecendo.

Mais informações em http://www.sintrasem.org.br/index.php?pag=102

11/05/2011

Decisões da Comissão Executiva do FEJAFLORIPA para o trimestre maio - julho

Na última reunião do Forum Municipal de EJA de Florianópolis, realizada no dia 06 de maio de 2011, no auditório do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, foram debatidas e aprovadas as seguintes ações e encaminhamentos para o período de maio a julho de 2011.

1) A Coordenação Executiva do FEJAFLORIPA (CE) se reunirá ordinariamente toda a primeira sexta-feira de cada mês. Próximo encontro: 3 de junho, 14h (aguarda-se sugestão de local). Todos os interessados poderão participar.

2) Encaminhar solicitação de concurso público e de contratação de professor de Educação Física ao Executivo Municipal

3) Encaminhar denúncia ao Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina pela não oferta de Educação Física aos estudantes da EJA

4) Nomear a prof. Leda Letro representante do FEJAFLORIPA junto ao Fórum de EJA estadual

5) Nomear a prof. Rosemar Ucha Peres representante do FEJAFLORIPA junto ao Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC (antiga escola técnica).

6) Encaminhar solicitação ao IFSC de informações sobre o cumprimento do Art. 2º do Decreto 5.840/2006 que estabelece no § 1o "As instituições referidas no caput disponibilizarão ao PROEJA, em 2006, no mínimo dez por cento do total das vagas de ingresso da instituição, tomando como referência o quantitativo de matrículas do ano anterior, ampliando essa oferta a partir do ano de 2007."

7) Encaminhar solicitação ao IFSC de uma reunião com a Coordenação Executiva do FejaFloripa versando sobre o horário e tipo de cursos de PROEJA ofertados pelo IFSC.

8) Encaminhar à comissão executiva da Agenda Territorial de EJA o nome de Regina Seabra como representante do FejaFloripa. (Ainda a confirmar pois Antonio Chedid indicado primeiramente já era representante dos docentes)

9) A II FESTEJA será realizada em um sabado de junho (ou quem sabe no dia 02 de julho em função do recebimento do salário), com o tema - Festa Junina / Forrock. Fica lançado a proposta de datas, local, DJ, rango etc

10) Encaminhar solicitação à CEJA municipal sobre trâmites para abertura de novas turmas para o II semestre. A informação atual é de que as solicitações devem ser levadas até o fim de maio.

11) Participação na Câmara dos Vereadores de Florianópolis no dia da votação do projeto de lei 14323/2011 que institui o Dia Municipal da EJA tão logo a Gerência de Plenário e Ordem do Dia marque a data. O encarregado de avisar à Comissão Executiva do FejaFloripa - CE e ao grupo como um todo é o José Manoel.

12) Encaminhar ao prof. Anderson de Abreu, coordenação da EJA municipal, um pedido de colaboração para a divulgação do FejaFloripa junto aos núcleos de EJA.

13) Ficou a cargo de José Manoel dar prosseguimento ao registro do Estatuto do FEJAFLORIPA em cartório.

14) A prestação de contas da I Festeja está a cargo do Moacir, que em breve apresentará à CE. (Parece que o saldo gira em torno de R$170,00)

15) Ficou acertado que todos os membros da CE procurarão contatos com pessoas da mídia televisiva, de rádios comunitárias ou não, jornais de bairros para a divulgação de nosso Fórum e de nossas bandeiras. Solicita-se a todos sugestões de alternativas e de contatos.

16) Solicitar aos membros do FejaFloripa sugestões de estudo para as Câmaras temáticas de nosso Fórum.

17) Realizar uma campanha com professores e estudantes de EJA para produzirmos e escolhermos um LOGO para o FEJAFLORIPA. Aceita-se sugestões de regulamento e prazos (ação proposta por José Manoel após a reunião).

05/05/2011

I FESTEJA

A nossa I FESTEJA foi um sucesso.

Em homenagem à nosso recém falecido amigo e miliitante Jaime, a festa transcorreu com muita animação, dança, comida e bebida.

O rango especial foi um risoto de siri e peixe oferecido por Roni da Silveira. O espaço da festa foi oferecido pelo G.R.C. Escola de samba União da Ilha da Magia que também ofereceu uma camiseta da escola para ser sorteada entre os presentes. Além deste brinde, ainda foram sorteados um CD de música catarinense, ofertado pelo músico Cesinha Espíndola e uma camiseta da FESTEREJA.

Abaixo algumas cenas da festa registradas por Zeca Trindade, que além de excelente fotógrafo, é nosso professor, ex-coordenador e atual Diretor das Câmaras Temáticas de nosso Fórum.



By Zeca Trindade