Adult Education in Florianopolis - FEJAFLORIPA
Homepage do Fórum: http://fejafloripa.org.br
Email do grupo de discussão: ejafloripa@googlegroups.com
Email da Diretoria do FEJAFLORIPA:fejafloripa@fejafloripa.org.br

27/02/2011

"TEMPOS MODERNOS": RELAÇÕES ENTRE AS NARRATIVAS DE ALUNOS DE EJA E A CULTURA DO TEMPO ESCOLAR

Autor(a):
RAFAEL WIONOSCKY GARCIA
Titulação:
Mestrado em Educação
Data:
28/02/2011
Local e horário:
Sala 618/CED/UFSC, 16hs
Título do Trabalho:
"TEMPOS MODERNOS": RELAÇÕES ENTRE AS NARRATIVAS DE ALUNOS DE EJA E A CULTURA DO TEMPO ESCOLAR
Linha de Pesquisa:
Educação e Comunicação
Palavra-Chave:
EJA, Cinema, Mídia-Educação, Tempo.
Orientator(es):
Dra. Gilka Elvira Ponzi Girardello
Banca:

Examinadores: Dra. Ingrid Dittrich Wiggers (UnB) e Dr. Leandro Belinaso Guimarães (CED/UFSC); Suplente: Dra. Mônica Fantin (CED/UFSC)

Resumo:
Este trabalho de pesquisa realizado junto a uma turma de EJA, na região do Morro das Pedras - Florianópolis/SC, teve por objetivo analisar as narrativas de um grupo de alunos percebendo a relação entre suas histórias e contextos sociais frente a uma cultura linear do tempo, emblemática de um modelo educacional que prepara para um futuro pré-definido,  muitas vezes indiferente à singularidade dos sujeitos que habitam a escola. Partindo do pressuposto de que as trajetórias de impedimentos, sofridas por esses alunos a longo de sua experiência de escolarização, constroem nesses sujeitos a idéia de que seus tempos de vida sejam considerados "tempo perdido", procuramos desenvolver um conjunto de práticas e questionamentos que ampliasse visões estreitas a cerca dos tempos de aprendizados. Neste sentido, o uso de formas de expressão artística, como o filme Tempos Modernos (Chaplin, 1936) numa dimensão mídia-educatica serviu como mote para uma reflexão sobre um "estar no mundo" alienado pela força de uma cultura do tempo própria da modernidade. Buscamos que tal reflexão nos remetesse a questionamentos sobre a ausência de memórias, traços identitários e de tempos de vida dos alunos nas práticas escolares; dimensões humanas que não deveriam deixar de fazer parte da tarefa educativa.

22/02/2011

"La democracia revolucionaria, un proyecto para el siglo XXI"

Texto de Boaventura Sousa Santos que pode interessar àqueles que vivem o "mudar é difícil, mas é possível" de Paulo Freire.

Entrevista à Revista Internacional de Filosofía Política (RIFP, Madrid), nº 35, Outubro 2010, por Antoni Jesús Aguiló Bonet. Cliquem no título desta postagem para acessá-la.

Mercado X Educação

'Escolhi pedagogia porque penso que a educação pode transformar vidas'


Max Gehringer

Max Gehringer

Segunda a sexta, às 7h50



A visão (capitalista) de Max Gehringer sobreposta ao sonho da jovem educadora. Max percebe (parcialmente) a importância do trabalho do educador, mas...

Ouça você, dura 2 minutos aqui