Adult Education in Florianopolis - FEJAFLORIPA
Homepage do Fórum: http://fejafloripa.org.br
Email do grupo de discussão: ejafloripa@googlegroups.com
Email da Diretoria do FEJAFLORIPA:fejafloripa@fejafloripa.org.br

29/05/2009

“Quais as principais formas de violência no trânsito de Florianópolis?”



Núcleo EJA Continente - Coqueiros promoveu dia 27 de maio, quarta-feira, debate sobre a problemática “Quais as principais formas de violência no trânsito de Florianópolis?”.
Participou como mediador deste diálogo o funcionário da guarda municipal Leandro


Nessa quinta-feira, dia 28 de maio, aconteceu no Auditório da FAED, Itacorubi, Florianópolis, o lançamento do livro "Histórias e Trajetórias de Jovens e adult@s em busca de escolarização", Editora UDESC. A obra, composta por artigos escritos por oito autoras, entre elas a professora Regina Bittencourt Souto que problematiza e analisa a EJA ofertada no município de Florianópolis na perspectiva das relações de gênero.
Fizeram parte da mesa desta cerimônia o Secretário de Municipal de Educação de Florianópolis Profº Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, a coordenadora do LABGEF Profª. Silvia Arend, a diretora da FAED profª. Marlene de Fáveri e a organizadora do livro Profª Cristiane Bereta.

27/05/2009

Formação EJA - Processos de Avaliação


Ontem, dia 27 de maio, no Centro de Educação Continuada aconteceu a formação “Processos de Avaliação” para os professores de todos os núcleos de EJA, ministrada pela professora Regina Bittencourt Souto. O encontro contou com um público de aproximadamente 100 pessoas.

Nesta formação foi conversado sobre os instrumentos de avaliação; compreendendo avaliação coletiva e processual. Que não seja centrada apenas nos/as estudantes, que não seja punitiva e que aconteça todos os dias, em todos os momentos e com todo o coletivo envolvido.
Instrumentos de avaliação e acompanhamento:
• diário dos/as estudantes com os seus depoimentos, sugestões e escritos dos professores/as;
• portfólio individual dos/as estudantes;
• pastas de projetos: caderno de assessoramento; mapa conceitual, planejamento e cronograma da pesquisa, materiais produzidos e estudados;
• leituras e produções realizadas, textuais ou não, dos/as estudantes e professores/as;
• os encontros de planejamento semanais e seu caderno de registro;
• instrumentos de acompanhamento criados ao final de cada ciclo de pesquisa, buscando uma síntese sobre do processo;
• os portfólios das pesquisas com a documentação de todos os seus produtos e processos incluindo o relatório final da pesquisa;
• as apresentações finais dos projetos;
• as fichas de matrícula e os dados da base informatizada.

26/05/2009

EJA Continente - Coqueiros homenageia a sua ex-coordenadora



O Núcleo EJA Continente - Coqueiros organizou um jantar de confraternização e também de demonstração de carinho e apreço pela sua ex-coordenadora Arlete Rios.
A professora Arlete Rios desempenhava a função de coordenadora do Núcleo Continente – Coqueiros desde o ano de 1997, assumindo no dia 21 de maio deste ano a chefia do Departamento de Educação de Jovens e Adultos.
No lugar de Arlete Rios, assumiu a coordenação do Núcleo a professora Roselene Melo Matos.
Sucesso foi o que todos desejaram!

EJA Leste III na palestra S.O.S Rio Capivari


Após contato através do blog S.O.S Rio CAPIVARI, foi organizada uma palestra sobre o tema da campanha de despoluição, no dia 18 de maio ESCOLA BÁSICA GENTIL MATHIAS. Com total interesse e participação por parte dos 60 estudantes que lá estavam, bem como dos 4 professores presentes, houve debate acentuado em torno da poluição dos rios Capivari, Ingleses e Feiticeiras e do sistema de esgotos dos Ingleses. Os estudantes estão produzindo um trabalho e realizando pesquisa externa sobre o tema, que deverá produzir insumos adicionais sobre as condições precárias de saneamento da região.
Também foi abordado o tema do Projeto Reóleo (Reciclagem do Óleo) da ACIF - Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, que tem por objetivo promover a conscientização das crianças e da comunidade sobre a importância de exercer a cidadania frente às necessidades sociais. Os palestrantes foram o Dr Alfredo Koerich, advogado e residente em Ingleses; Danilo Prado Tomazela, biólogo, que realizou seu trabalho de conclusão de curso em Ciências Biológicas monitorando a qualidade da água do Rio Capivari e seus afluentes, durante um ano. Os professores presentes foram: Sílvio de Almeida Borba - Matemática; Lissandra Mauer - Espanhol; Terezinha E. Fernandes - Geografia; Catia F. E. Guimaraes - Ciências, juntamente com sessenta estudadentes da EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA.
No próximo dia 26 de maio às 19 horas na ACIF Regional Ingleses, estará em reunião com o Núcleo de Lideranças a Professora Sueli de Andrade, que promoverá pela Secretaria de Educação do Município um projeto de EDUCAÇÃO AMBIENTAL, juntamente com todos os diretores das escolas públicas e particulares dos Ingleses. Esse projeto tem como alvo 5.500 alunos, para que nossa juventude dê prosseguimento ao trabalho hoje realizado e nos ajude a conscientizar o povo da necessidaee de conservação do meio ambiente. Com a colaboração de Lília Romero Fulco, está em desenvolvimento a integração da comunidade de Ingleses com a Secretaria da Educação e as Escolas

25/05/2009

Histórias e Trajetórias de Jovens e adult@s em busca de escolarização


Convite para o lançamento do livro:
Histórias e Trajetórias de Jovens e adult@s em busca de escolarização

Este livro é uma publicação realizada entre a UDESC e a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Todos os artigos do livro versam sobre a história da EJA ofertada em Nosso Município, colocando em cena as trajetórias de vida dos estudantes matriculados no Curso da EJA.
Neste livro, a professora Regina Bittencourt Souto, tem dois artigos : um contado a história da EJA ofertada em nosso Município e relacionando-a com a do Brasil; outro escrevendo sobre a escrita cotidiana dos estudantes através da análise nos cadernos de diário, cujo título é “Olá Diário!”: escrita e escolarização na EJA.