Adult Education in Florianopolis - FEJAFLORIPA
Homepage do Fórum: http://fejafloripa.org.br
Email do grupo de discussão: ejafloripa@googlegroups.com
Email da Diretoria do FEJAFLORIPA:fejafloripa@fejafloripa.org.br

29/08/2008

Programação da Semana da Alfabetização do Núcleo Santo Antonio/Sambaqui

Estará acontecendo a Semana de Alfabetização e EJA no município de Florianópolis entre os dias 08 e 12 de setembro. Será uma semana para apresentarmos nossas produções locais, assim como conhecer o que está sendo feito nos outros Núcleos da cidade.A programação de nosso Núcleo será a seguinte:

08/09 (segunda-feira): Visita ao Eco Festival, na UFSC, com apresentação de trabalhos dos colegas Alexandre Niles, Andre Policarpo, Cesar Moro,Daniel Melo e Gildomar Jablonski;
09/09 (terça-feira): Mostra cultural produzida pela EJA Santo Antonio na EBM Paulo Fontes, aberta à comunidade, à partir das 19 hr;
10/09 (quarta-feira): Feira de troca-troca da Eja Santo Antonio na Tradicional Feira das Alfaias, à partir das 19 hr;
11/09 (quinta-feira): Exposição Cultural de Núcleos de Eja de Florianópolis no Museu da Escola Catarinense (antiga FAED), à partir das 19 hr;
12/09 (sexta-feira): Visita ao Encontro das Nações no Largo da Alfândega, a partir das 18 hr.

Pesquisa no Núcleo Serrinha/Mocotó


Como é feita a recuperação de menores infratores na unidade de São Lucas?

O Centro Educacional São Lucas possui sede na KM 202, da BR 101, em Barreiros, município de São José. Um obra educacional criada pela lei Nº 4.774, de 30 de junho de 1972. Este Centro recebe menores com idade de 14 a 18 anos, por determinação judicial, de todo o estado de SC. No ano de 1972 sua capacidade era de 30 menores. Agora em 2008 sua capacidade máxima é de 50 menores infratores divididos por sexo.

Os menores internos fazem oficinas de letreiro, tapeçaria, aulas de teatro, usam a internet...

Nesta pesquisa chegou-se a uma conclusão que o Centro Educacional Regional São Lucas ajuda muitos infratores a deixar de usar drogas, a querer seguir outros caminhos, como voltar a estudar e querer trabalhar. Uma instituição que procura ajudar os adolescentes a querer seguir novos caminhos, mas às vezes o resultado não é positivo.

Síntese obtida no blog do núcleo, encaminhada originalmente por Karina Silva.

20/08/2008

Núcleo Coqueiros - Programação para a Semana de Alfabetização


08/09/08 SEGUNDA-FEIRA
19h:00 às 21h:30 Apresentação de Dança A Hágua (música de seu Jorge)
Painéis: Temáticas: "Lixo e 3R'S: Reflexões e Ações".
Local: UFSC - Centro de Eventos

09/09/08 TERÇA-FEIRA
14h:00 às 16h:00 - Concerto de leituras: Escola Básica e EJA
Painéis - Temática: Socializando experiências Pedagógicas
Local: Museu Catarinense e Cultura (espaço da antiga FAED)

10/09/08/ QUARTA-FEIRA
Ampliando relações: Integrando Núcleos
EJA Coqueiros e EJA Centro Noturno
Local: Espaço da Escola A. Carvalhal e Parque de Coqueiros

11/09/08 QUINTA-FEIRA
Fazendo Arte na EJA
Local: Espaço da E.B.M. Almirante Carvalhal

12/09/08 SEXTA-FEIRA
19h:00 às 22:00 Participação no Encontro das Nações
Local: Largo da Alfândega

18/08/2008

Último prazo para inscrição no III Eco-Festival

Encerra-se nesta quarta, dia 20, o prazo de inscrição para o III Eco-Festival, denominado este ano de “Um Ambiente Inteiro pela Paz”. Podem se inscrever os alunos das escolas fundamentais do município de Florianópolis, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Crianças e Adolescentes das ONGs e do Centro de Educação Complementar. As fichas de inscrição devem ser encaminhadas para o Departamento de Educação Fundamental da Secretaria Municipal de Educação da Capital.

O Eco-Festival será realizado nos dias 8 e 9 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

O projeto terá mostra de trabalhos nas áreas de poesia, dança, música, artes cênicas, e artes plásticas. Conforme a coordenadora da iniciativa, Sueli Amália de Andrade, a idéia é buscar despertar nas crianças, adolescentes, jovens e adultos a necessidade de preservação ambiental e propiciar aos alunos a oportunidade de manifestarem sua relação com o meio ambiente, utilizando as diversas modalidades artístico-culturais.

A mestre de cerimônias será Karina Signori que representa a personagem RECICLEIDE. Sobre a atriz acessar o site http://www.recicleide.com.br/v01/recicleide/1-atriz.html

Saiba um pouco sobre a cidade de Reciclópolis.


16/08/2008

SELEÇÃO EMERGENCIAL DE PROFESSORES

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Educação, com base Decreto nº 3.621, de 22 de agosto de 2005, que estabelece normas para a contratação de professores substitutos em serviço de caráter temporário no magistério público municipal de Florianópolis, está aceitando inscrições para as áreas de Artes Plásticas, Artes Cênicas, Música, Educação Especial, Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, Auxiliar de Ensino para Educando com Deficiência, Matemática, Inglês, Português/Inglês e Ciências.

Os interessados deverão comparecer na Prefeitura Municipal de Florianópolis, Rua Conselheiro Mafra nº 656 – Edifício Aldo Beck – 4º andar – Sala 402, das 14:00 às 18:00 horas, a partir do dia 20 de Agosto de 2008, munidos dos seguintes documentos:

- Original e cópia da carteira de identidade e CPF;
- Original e cópia do comprovante da formação mínima necessária.

Maiores informações poderão ser obtidas no Departamento de Administração Escolar da Secretaria Municipal de Educação, através dos telefones 32516111, 32516091 ou 32516097.

15/08/2008

Retrato da Escolaridade em Florianópolis e Santa Catarina

Os quadros abaixo apresentam dados atuais da escolaridade de Florianópolis e de Santa Catarina disponibilizados pelo TRE a partir de seu site. Ao clicar na imagem, ela amplia e se pode ler com mais facilidade. São dados sobre a população eleitora.

Importante perceber que em Florianópolis, 24,2% da população de eleitores para o pleito de outubro de 2008, ainda não completou o Ensino Fundamental. Praticamente, um a cada quatro eleitores. O número real pode ser muito pior, considerando-se que Florianópolis é um destino muito escolhido para aqueles que saem do interior, ou vem de outros estados para conseguir emprego e qualidade de vida melhor, sendo que muitos deste não têm seu título eleitoral transferido.

O quadro para 2008 do Estado de Santa Catarina é muito pior. 48,4% dos eleitores ainda não completou o EF, melhorando em 10% o resultado comparativamente aos dados da eleição de 2004.


Os dados foram obtidos a partir do site do TRE - SC:
http://www.tre-sc.gov.br/site/eleicoes/index.html

13/08/2008

Alunos da TURMA CDA pesquisam sobre as Teorias Criacionismo e Evolucionismo

Núcleo Costeira




Os jovens Gabriel, William e Cristian, da Turma CDA, querem conhecer um pouco mais sobre as Teorias Criacionismo e Evolucionismo. Será que tem uma certa? Existe certo ou errado? Tudo isso está sendo pesquisado. O Gabriel fez um cartaz que traduz um pouco deste trabalho. Vejam que lindo ficou.

10/08/2008

Conselheiro Nacional de Educação fala sobre as Funções da EJA

Carlos Alberto Jamil Cury, conselheiro nacional de educação, relator do Parecer que indica os caminhos atuais da EJA, fez palestra em Seminário de Educação de Jovens e Adultos do Alto Vale do Itajaí, dia 08 de agosto, na cidade de Rio do Sul.

O evento muito bem organizado pelo professor Alexandre Campregher (Fórum Regional Ibirama), pelas CEJAs e SDRs de Ibirama, Rio do Sul e Ituporanga. reuniu mais de 800 (oitocentas) pessoas dedicadas ao trabalho na EJA.

Na palestra, o professor apresentou, entre outros assuntos, as funções da Educação de Jovens e Adultos: equalizadora, reparadora e qualificadora. O video, a seguir, apresenta uma parte de sua apresentação quando discorreu sobre estas funções.



Delegação da EJA de Florianópolis, composta pelos seus coordenadores de Núcleo e staff do Departamento de Educação Continuada, registrou sua presença.

05/08/2008

Pra deixar saudades

Aí vai um vídeo pra deixar saudades desta EJA...

abraços a todos
PROBLEMÁTICA : Qual é a importância da RECICLAGEM?
O video que está apresentado no link acima é resultado de pesquisa realizado pelos alunos Pedro, Edilson e Alexsandra da EJA Costeira, orientado pela professora Raquel da disciplina de Geografia e coordenado pela professora Rosemar Ucha Peres.

Volta às aulas no EJA Continente


Outra página da nossa história começa a ser construída...

Alunos comparecem ao núcleo motivados pelo desejo de aprender e de rever amigos,professores...refletiram sobre o seguinte pensamento: " Um dia nunca é igual ao outro. O importante é viver um dia de cada vez. Mas aproveitar ao máximo cada um deles."

Posteriormente contruíram coletivamente um texto abordando a seguinte temática: Nessas férias aconteceram muitas coisas ...


Postado pela Coordenadora Arlete Rios

Inclusão de alunas surdas na EJA do Centro Matutino


Atualmente estudam duas alunas surdas no turno matutino na EJA - Núcleo Centro. Estas recebem orientação, acompanhamento e atendimento de professoras da Sala Multimeios da rede municipal de ensino, e ainda contam com uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nossa colega Celita C. Freitas. A LIBRAS foi oficializada surgindo como instrumento facilitador de comunicação dos surdos com a sociedade.

No nosso Núcleo as alunas pesquisam sobre "A discriminação de surdos no mercado de trabalho", além disso participam das oficinas dadas no Núcleo como a de Dança do Ventre.


Queremos uma educação inclusiva não somente na teoria, mas na preparação de cidadãos independentes.