Adult Education in Florianopolis - FEJAFLORIPA
Homepage do Fórum: http://fejafloripa.org.br
Email do grupo de discussão: ejafloripa@googlegroups.com
Email da Diretoria do FEJAFLORIPA:fejafloripa@fejafloripa.org.br

27/07/2008

Núcleo Leste III – Rio Vermelho/ Ingleses

Mas quais são as histórias que constróem a EJA?



As relações de afeto têm nos possibilitado ver além do que nossos olhos permitem. Ao sorrir, abraçar, beijar mais, nos dispomos a sentir nossos alunos e a compreender um pouco de suas histórias.

21/07/2008

Boas férias meus colegas!















Passso aqui para deixar um abraço a tod@s colegas e alunos e desejar boas férias!
Há, pra deixar saudades no ar posto uma foto de nosso último encontro, lá na EDM Marcolino, na Barra do Sambaqui.
Eduardo

20/07/2008

Você tem fome de quê?


Encerrou dia 17 de junho a II Roda de Relatos da EJA. Foram apresentados trabalhos de todos os núcleos de Florianópolis. Aos poucos estarão sendo postadas as apresentações realizadas.

Com dramatização e passagens dos filmes Matrix e Aprovados ao som da música "Comida" dos Titãs, José Manoel Cruz Pereira Nunes, diretor do Departamento de Educação Continuada da SME de Florianópolis, apresentou relato intitulado "Considerações sobre Currículo na EJA de Florianópolis 2001 - 2008".

Confira o clip apresentado.


17/07/2008

Centro 2 Mostra Video de Alunos e Professores

Na segunda-feira (14) os alunos e professores assistiram em sala de aula a pré-estréia do vídeo que seria apresentado no dia seguinte em um evento de troca de experiências com outros núcleos EJA de Florianópolis.

Você pode conferir agora o vídeo da pré-estreia. Logo mais estará disponível o vídeo finalizado e detalhes da apresentação oficial.





Em breve você poderá ler o projeto escrito e o roteiro.

Que cada um faça sua parte

Trecho (30seg) da apresentação final da problemática sobre o Lixo e a Reciclagem em Florianópolis. Alunos Rosana, Donizete e Carmelita (fora de cena). Escola da Ponta do Morro, julho de 2008.

16/07/2008

Entrevista com Diretora do "Instituto É o Bicho!"

Da esquerda para a direita: Prof. Dejane, alunos Sabrina e Leonardo,
Diretora do Instituto Karla, Coordenadora do Núcleo EJA Canasvieiras Iara.

      Os alunos do Núcleo de Canasvieiras, Sabrina Sousa Bueno e Leonardo Ulmhan coordenaram uma entrevista com a psicóloga Karla Souza Pinto, Diretora do Instituto É o Bicho!, ONG que atua em Florianópolis na área de proteção animal e educação ambiental. A entrevista foi um desdobramento da pesquisa do grupo que tinha a seguinte problemática: "Por que há tantos maus tratos aos animais em SC?


      Após a entrevista houve o debate, onde alunos e professores do Núcleo puderam esclarecer outras dúvidas e conhecer mais sobre o trabalho da ONG. Com certeza mais um momento rico de troca de experiências e aprendizagem para todos!

Ponta do Morro confecciona carteirinhas de estudante

Nesta terça os alunos da EJA Ponta do Morro, na Vargem do Bom Jesus, fizeram uma verdadeira sessão de fotos. A idéia é emprestar a beleza (e a imagem) para a produção das novas carteiras de estudante.

O documento é mais uma ferramenta de cidadania para os estudantes. Ele dá acesso à Escola, proporciona desconto em cinemas e serve de identificação para os alunos mesmo fora do ambiente escolar.

Muitas vezes nossos alunos são parados pela polícia nas ruas escuras, na volta da escola. Assim, acreditamos que a carteirinha possa ajudar a fortalecer os Direitos de Cidadão dos nossos alunos.

15/07/2008

Leste III

Nilson e Prof Vanessa
Prof Nice e prof Charline
Hedi e prof Raquel

Leste III

Quase todo mundo...

Fotos festa julina Leste III

Prof Raquel e prof Lissandra preparando o cachorro quente


Jeca folgada... mas a galera adorou!

A festa estava só começando...

Muito bom!

FESTA JULINA DO NÚCLEO LESTE III

Olá pessoal,

na quinta-feira, dia 10/07 rolou a festa julina do núcleo Leste III, na escola do Rio Vermelho. Os alunos dos Ingleses também marcaram presença e foi um momento maravilhoso de integração.
Os professores ofereceram cachorro quente e cada aluno contribuiu com o que podia. Resultado: uma mesa farta repleta de doces, bolos, pipoca, refris...
Na nossa festa tinha até DJ, houve apresentação de rap, uma jeca maluca (interpretada pela professora Raquel) que levava e trazia recados, muita dança, alegria, calor humano e energias positivas.
Sem dúvida esse momento só foi possível porque todos se uniram e trabalharam juntos. Valeu galera!

14/07/2008

ORIGEM DO BAIRRO COQUEIROS

MORADORES CONTAM COMO FOI A ORIGEM E HISTÓRIA DE COQUEIROS

Na última quinta-feira, dia 10, duas moradoras do bairro Coqueiros foram convidadas a participar de uma roda de conversa sobre como foi dada a origem e história do bairro.
As moradoras Ely Maria e Rose Beck falaram sobre as mudanças no bairro (Coqueiros e Itaguaçu) em termos de urbanização, e compararam a tranquilidade de antigamente e a violência atual.
Contaram sobre as relações das pessoas de antigamente e hoje, e também colocaram s
uas percepções sobre a relação existente entre a população dos "morros" com as pessoas do "asfalto".


PALESTRA COM A PROMOTORA

NO DIA 9 DE JULHO A PROMOTORA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE REALIZOU UMA PALESTRA SOBRE O REGIME INTERNO DO NÚCLEO



Na última quarta-feira a Promotora da Infância e Juventude Vanessa Wendhausen Cavallazzi Gomes compareceu no Núcleo Matutino para uma palestra com alunos, professores e coordenador sobre as regras de convivência do Núcleo.

A mesma colocou a todos sobre o que são atos infracionais, diferença entre respeito e medo, o que é ser um cidadão educado, e quais as consequências dos mesmos diante da lei.

Infelizmente, enquanto a Promotora estava ministrando a palestra um aluno entrou no auditório, não respeitou a promotora e os demais alunos, cometendo ainda uma agressão física, para isso a polícia foi chamada. Todos os alunos e professores testemunharam a agressão e presenciaram a polícia na detenção do aluno.


Foi percebido que durante a palestra, e nos diários das turmas, a grande maioria dos alunos demonstraram concordar com o ocorrido e assinaram o regime interno do Núcleo. Infelizmente alguns alunos precisam de limites, noçãode respeito e edudação, desta forma e juntamente com a lei iremos retomar a boa convivência.

Assim todos poderão aprender num ambiente digno, de respeito, no qual todos estarão exercendo a cidadania e buscando um mundo melhor através do conhecimento.




Saiu o mais novo Jornal das Pesquisas

O Núcleo Leste II - Itacorubi e Lagoa da Conceição, lançou nesta segunda-feira, dia 14 de julho, o primeiro número do Jornal das Pesquisas: "Se VeJA na EJA".

Como os autores declaram "Não é mais uma revistinha semanal", trata-se de um fantástico trabalho dos professores do Núcleo reunindo os trabalhos de pesquisa dos alunos.

Foram relacionados 23 artigos. Por exemplo: Por que a criminalidade aumenta na Lagoa da Conceição? Por que as mães vendem ou abandonam seus filhos? O que é bulemia? Quais as conseqüências do uso ilimitado da internet pelos jovens?

Vale a pena conferir!

12/07/2008

Certificação da primeira turma do Curso de Inglês Gratuito



Dia 11 de julho, nas dependências do Centro de Educação Continuada da SME de Florianópolis, aconteceu a cerimônia bem descontraída da certificação da primeira turma do Curso de Inglês Gratuito para a comunidade.

Estiveram presentes na cerimônia o professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, atual Secretário Municipal de Educação, o Professor José Manoel Cruz Pereira Nunes, Diretor do Departamento de Educação Continuada, que fizeram a entrega do certificado aos alunos juntamente com o professor Júlio César dos Santos Monteiro.

Foram 28 pessoas certificadas nas turmas do Centro e na Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, localidade do Rio Tavares. Estão todos de parabéns.

O Curso é promovido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Educação e coordenado pelo Departamento de Educação Continuada.

Informações para matrícula na segunda etapa deste curso poderão ser encontradas no site de notícias da SME: Curso de Inglês Gratuito

Agradecimentos ao Claudinei e à equipe do Centro de Eventos pelas fotos.

10/07/2008

Semana da Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos

Lançada a pedra fundamental da I Semana de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos de Florianópolis a ser realizada no período de 08 a 12 de setembro. A ser planejada por comissão da Secretaria Municipal de Educação pretende mexer com toda a cidade, população e instituições em torno dos temas citados.

Sugestões de atividades e parceiros podem ser encaminhadas através deste Blog.

ATIVIDADES ALTERNATIVAS EJA COSTEIRA



EJA SUL-COSTEIRA , no seu Cronograma Pedagógico das terças -feira, no segundo momento, contempla atividades alternativas como volei, futebol, Internet livre para acessar sites pessoais.

Das três opções, o volei é o mais disputado entre alunos e professores , gerando fila de espera, para objetivarem a prática de seu esporte preferido.

09/07/2008

Pizza e animação parte 2 - Sto Antonio/Sambaqui

Salve amiG@s e coleg@s da EJA! Então, voltamos para postar algumas fotos da nossa noite de pizza e animação que acabou ocorrendo na noite de ontem. Além disso, para agradecer muito a participação e empenho de tod@s, pois sem ele a noite de ontem não estaria tão especial! Entretanto, não podemos deixar de agradecer especialmente à nossa equipe de pizzaiol@s, que tornaram a noite de ontem tão saborosa!
Parabéns a tod@s!!!






08/07/2008

Núcleo Costeira discute Lei Seca



Na oficina de Português, na Biblioteca da escola, a professora encaminhou discussões sobre matéria do jornal Catarinense, relacionada a Lei nº 11.705, sancionada pelo presidente Lula no dia 20 de junho de 2008.

Essa normativa está incluída na Lei Nacional de Trânsito, que proíbe o uso de qualquer quantidade de bebida alcoólica pelos motoristas.

Os alunos debateram o assunto e fizeram suas considerações através de textos.

Recorde de Acessos


No dia 07 de julho, segunda-feira, foi batido o recorde de visitas ao nosso Blog. Foram 115 acessos sendo que 85 foram realizados de locais diferentes do país. Pode parecer pouco, mas para nós é muito e agradecemos a presença de cada um de nossos visitantes e colaboradores.

Recebemos visita de várias cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Pernambuco e também de Portugal.

Esperamos que o interesse aumente cada vez mais e que possamos contribuir para o avanço do entendimento e prática da Educação de Jovens e Adultos no país.

Para quem desejar acompanhar o número e local das visitas a este Blog, cliquem no link "Acessos" que aparece ao final do Blog ou ao final da parte da esquerda.

04/07/2008

Problemática no núcleo Costeira

O QUE É LEUCEMIA?

Os alunos Ruth e Jonatham queriam saber um pouco sobre o que causa Leucemia, o que vem a ser esta doença que atinge muita gente. Pesquisaram em livros, internet,revistas e entrevistaram profissionais da saúde.Veja um pouco da apresentação do grupo.

video

03/07/2008

Oficina de Teatro no Núcleo do Centro Matutino


A oficina de Teatro é ministrada pelo professor Artur que trabalha técnicas diferenciadas e acontece todas as terças e quintas.



Clique no título deste blog e saiba mais sobre o que acontece.




Transferida noite de pizzas - Sto Antonio


Como somos na grande maioria dependentes do transporte urbano de Florianópolis, a nossa noite de pizzas, que seria realizada hoje (03/07), foi transferida para segunda-feira (07/07).
Um abraço a todos então!!

02/07/2008

Símbolo do Departamento de Educação Continuada na Bandeira da Paz

A Bandeira da Paz, como apresentado em foto abaixo é composta por contribuições das unidades escolares da rede municipal de ensino de Florianópolis, incluindo núcleos de EJA e os departamentos da Secretaria Municipal de Educação.

O símbolo desenvolvido pelo Departamento de Educação Continuada traz o Yin Yang composto de grãos de arroz e feijão. As cores vermelha, azul, verde e marrom representam o fogo, o ar, a água e a terra.

Em síntese, a paz simbolizada pela necessidade de equilíbrio nos opostos, pela satisfação das necessidades básicas do ser humano em composição com os elementos da natureza.


Noite de pizza e animação!



Nesta quinta-feira (03/07) o Núcleo de Sto Antônio/Sambaqui estará realizando junto à comunidade escolar da EBM Paulo Fontes uma noite de apresentação de material produzido no primeiro ciclo de pesquisas pelos seus alunos. Tudo regado a muita música, fotos e pizzas, que serão feitas por alunos e professores. Quem estiver passando por Sto Antonio sinta-se convidado então!

APRESENTAÇÃO FINAL DO PRIMEIRO CICLO - EJA ARMAÇÃO

Grupo encenando primeiros socorros (coração)


Apresentação grupo coração

01/07/2008

Comunidade escolar da Vargem do Bom Jesus debate segurança pública

Com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Associação de Moradores, a comunidade escolar da Ponta do Morro, debateu, na noite de 1º de julho, questões de segurança na escola e principalmente em seu entorno.

Iniciativa do diretor Rogério Gonçalves de Castro da Escola Luiz Cândido da Luz e de Maria Aparecida Delgado do núcleo da Educação de Jovens e Adultos reuniu mais de cem pessoas no auditório da escola.

Os debates, por vezes acalorados, produziram encaminhamentos que satisfizeram a todos, quais sejam, permanência da Guarda Municipal no período noturno e de rondas da Polícia militar.


O Departamento de Educação Continuada providenciará a confecção de carteiras de estudantes e organizará junto com os profissionais do núcleo procedimentos para acesso e permanência dos estudantes no ambiente escolar.

COMANDO DOS AMIGOS - EJA COSTEIRA

Comando dos Amigos é a turma da EJA Costeira do período matutino. São adolescentes entre 15 a 17 anos que estão produzindo muito. Já apresentaram as pesquisas do I ciclo e estão iniciando o segundo. As problemáticas variam muito. Tem perguntas sobre a historia do Mercado Público até o que é o Hip Hop. VAMOS LÁ MOÇADA!!! QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER!!

AUTO-RETRATOS NA EJA CENTRO MATUTINO

"Aí vai a montagem que fiz, dos desenhos que cada aluno da turma 03 realizou numa oficina de espanhol ministrada pela Prof. Raquelem. Foi muito bacana. Ao final da oficina, depois de conhecer um pouco do vocabulário que permitisse cada aluno descrever suas características pessoais físicas, foi proposto que fizessem seu auto retrato. O resultado foi uma mostra muito diversificada de retratos. Confiram a criatividade deles:
Abraços, Ester"
Professora de Artes